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Scania investe para retomar liderança
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
06/10/2007 | 07:00
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A Scania está lançando no mercado brasileiro uma nova linha de caminhões com o objetivo de retomar a liderança no segmento de extrapesados.

A companhia investiu a soma de US$ 50 milhões na fábrica de São Bernardo para produzir os novos veículos. O valor se junto aos cerca de US$ 30 milhões que a companhia gasta anualmente para a manutenção e a atualização de equipamentos da unidade fabril na região.

Os novos veículos, Séries R, P e G, agregam novas características à linha atual, para possibilitar, por exemplo, mais conforto aos motoristas.

Houve o desenvolvimento de cabines mais espaçosas – na versão R Highline, que tem 1,90 de altura máxima – e ergonômicas (foi desenvolvido um painel de instrumentos curvo, para que os instrumentos fiquem mais à mão).

Além disso, a Scania se preocupou com os custos para os clientes. Segundo o diretor de vendas, Christopher Podgorski, a nova linha oferece redução de 2% no consumo de combustível em relação à Série 4 (a anterior, atualmente no mercado).

“Significa uma economia de 1.500 litros de diesel por ano em aplicações típicas”, afirmou o executivo.

Para isso, os veículos têm vários sistemas eletrônicos que otimizam os rendimentos dos veículos, entre eles o Opticruiser, de mudanças de marchas automatizado, que foi aperfeiçoado.

O equipamento detecta a carga do caminhão e se adapta às mudanças de marcha.

Podgorski destaca outro aspecto que proporciona economia às empresas de transporte: um sistema de diagnose de falhas, que possibilita mais agilidade na manutenção dos veículos. “A intenção é oferecer baixo custo operacional para os transportadores”, disse.

Mercado - A empresa atualmente ocupa a segunda colocação no mercado nacional de extrapesados, com 22% de participação nas vendas. A primeira colocação é da DaimlerChrysler, com 27%.

Além da meta de crescer no segmento, a montadora quer se fortalecer em nichos específicos. Um deles é o da mineração, para o qual desenvolveu um produto específico para a Companhia Vale do Rio Doce, que suporta 50 toneladas de carga líquida.




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