Internacional Titulo
Sete pessoas morrem em ataque com morteiro na Libéria
Do Diário OnLine
26/07/2003 | 15:31
Compartilhar notícia


Sete pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas, neste sábado, vítimas de um ataque com morteiro contra uma igreja lotada de refugiados na Monróvia, capital da Libéria. É o segundo ataque do gênero em menos de dois dias. Na sexta-feira, 23 pessoas morreram e outras 200 ficaram feridas quando obuses de morteiros caíram sobre casas.

Há uma semana a capital liberiana vem sendo o palco de intensos combates entre as tropas do presidente Charles Taylor e rebeldes do grupo Liberianos Unidos para a Reconciliação e Democracia (Lurd), que se enfrentam para conseguir o controle de pontes estratégicas que levam ao centro de Monróvia.

Os rebeldes querem depor o presidente Charles Taylor, que enfrenta a oposição armada da Lurd há quatro anos. Nos últimos sete dias, cerca de 700 pessoas morreram com o acirramento das batalhas entre golpistas e forças do governo. A Nigéria está prestes a mandar uma força de paz à Libéria para tentar intermediar o fim dos confrontos.

Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, também ordenou a mobilização de navios ao longo das costas da Libéria para apoiar uma eventual intervenção de uma força africana de paz.

A ligação dos EUA com o país é muito grande, e por isso o povo liberiano pressiona por uma intervenção americana. A Libéria foi fundado no século XIX por escravos que foram libertos na América e retornaram à África levando ideais de igualdade e liberdade. Por isso o nome do país: Libéria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;