Política Titulo
FHC anuncia realizaçao de censo em mais de 200 mil escolas
Por Do Diário do Grande ABC
30/03/1999 | 10:46
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou nesta terça-feira, em seu programa de rádio "Palavra do Presidente', que nesta quarta começará a ser feito um censo em mais de 215 mil escolas públicas e privadas do ensino básico.

Segundo o presidente, com as informaçoes a serem obtidas, o Ministério Educaçao planeja o ensino do próximo ano e calcula a verba necessária, assim como o número de alunos matriculados em cada turma, idade, sexo, taxas de aprovaçao, de reprovaçao e de abandono da escola. Nesta quarta comemora-se o Dia Nacional do Censo Escolar.

Fernando Henrique comentou que o censo deste ano tem uma novidade. Vai identificar as escolas que já adotaram novas formas de ensino e os resultados da aceleraçao de aprendizagem. "A aceleraçao foi uma invençao engenhosa de nossos professores para diminuir a repetência, já que o aluno faz mais de uma série por ano e pode recuperar o tempo perdido. Vamos expandir mais a aceleraçao para acabar de uma vez por todas com a repetência e a sua conseqüência mais grave que é a evasao escolar", acrescentou.

`O Censo Escolar, que será feito durante o mês de abril, já existe há muito tempo no Brasil. Mas só passou a ter seus resultados avaliados e divulgados no mesmo ano a partir de 97", disse o presidente. Segundo ele, desde entao, o ensino tem melhorando bastante.

Fernando Henrique informou ainda que foi através do censo que se decidiu pela implantaçao do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizaçao do Magistério (Fundep). Segundo o presidente, o Fundep teve efeitos tao positivos, melhorando o salário dos professores, principalmente nas zonas mais pobres do Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;