Internacional Titulo
Exército turco mata 15 rebeldes curdos do PKK
Por Da AFP
28/10/2007 | 15:49
Compartilhar notícia


O Exército turco matou neste domingo 15 rebeldes curdos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), durante uma operação no leste do país, na província de Tunceli, informou a rede de televisão CNN Turk.

A operação, da qual participaram helicópteros, foi realizada em uma região montanhosa, próxima à cidade de Pulumur, ao norte da fronteira com o Iraque, segundo a mesma fonte.

A ofensiva aconteceu após a explosão, na quarta-feira nesta região, de dois artefatos no momento em que o Exército se preparava para desarmar minas. O incidente não deixou vítimas.

Represália- O Exército turco prometeu uma resposta "que não se pode nem imaginar" aos ataques praticados pelos rebeldes curdos, em uma mensagem do chefe do Estado Maior divulgada neste domingo em ocasião da festa que lembra a proclamação da República, que será celebrada na segunda-feira.

"Aqueles que nos fazem sofrer, sofrerão a um nível que não podem nem imaginar e estamos determinados a este respeito", declarou o general Yasar Buyukanit em uma mensagem divulgada na véspera do 84º aniversário da criação da República Turca, no dia 29 de outubro de 1923.

O Exército de Ancara afirma ter matado mais de 60 rebeldes curdos depois do ataque lançado pelo PKK no dia 21 de outubro no qual morreram doze soldados turcos. Oito de seus militares são mantidos como prisioneiros pelo PKK.

Ameaça- O ministro turco das Relações Exteriores, Ali Babacan, lembrou neste domingo, durante uma visita ao Irã, que Ancara mantém aberta a opção militar contra os rebeldes curdos no norte do Iraque, apesar de não ter obtido o apoio de Teerã.

"Dispomos de diferentes instrumentos. Podemos utilizar a via diplomática ou recorrer à força militar", declarou Babacan após uma reunião com seu colega iraniano Manuchehr Mottaki em Teerã.

"O povo turco perdeu a paciência; pedimos a todos os nossos amigos que nos apóiem em nossos esforços, em nosso combate contra o terrorismo", acrescentou.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, por sua vez, afirmou no sábado que Ancara não hesitará em lançar uma operação contra os rebeldes curdos no Iraque "quando for necessário" sem levar em consideração a opinião da comunidade internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;