Política Titulo Definido
Cidadania, de Alex, fecha apoio a Morando em S.Bernardo

Partido marca convenção conjunta com PSDB e oficializa adesão ao projeto de tentativa de reeleição do prefeito

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
04/09/2020 | 14:24
Compartilhar notícia
Arquivo/Diário do Grande ABC


Atualizada às 23h

O Cidadania fechou apoio à pré-candidatura à reeleição do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB). A decisão ficou explícita ontem, depois que o presidente da legenda na cidade, o ex-vereador Antônio Cabrera, divulgou que a convenção da sigla acontecerá em conjunto com a do PSDB, de Morando.

A adesão do Cidadania, cujo expoente é o deputado federal Alex Manente, ao tucanato já estava encaminhada depois que Alex, ao Diário e no mês passado, declarou que não seria candidato a prefeito na eleição deste ano. Na entrevista, teceu duras críticas ao ex-prefeito e pré-candidato do PT ao Paço, Luiz Marinho, e elogiou o governo Morando.

A convenção do Cidadania – e do PSDB – está marcada para o dia 12, das 9h às 17h, no Meninos Futebol Clube, no Rudge Ramos. O local também acolherá as ações de outras siglas coligadas ao projeto de reeleição de Morando.

Embora tenha marcado a convenção conjunta com a do PSDB, Cabrera salientou que a oficialização da adesão depende ainda de sinal de Alex. “A gente entende que, provavelmente, vamos caminhar com o PSDB, com o Orlando. Mas estamos na expectativa do anúncio do Alex. Nosso desejo era vê-lo candidato a prefeito, mas ele já disse que não será desta vez. E temos de esperar porque não tem como não falar que o Cidadania na cidade é o Alex.”

O parlamentar federal avisou que a decisão será divulgada na semana que vem. “A decisão que tive de não ser candidato fez o Cidadania trabalhar pela melhor opção para o partido e escolheram a candidatura do Orlando. Eu vou me posicionar no fim da semana que vem. É uma decisão do Cidadania de São Bernardo, não é minha decisão ainda”, sustentou.

A aproximação entre Alex e Morando foi escancarada no início de junho, quando o deputado federal gravou vídeo com o prefeito a respeito de uma emenda proposta por ele para São Bernardo. Na publicação, trocaram afagos e deixaram para trás décadas de rivalidade política. Nas semanas seguintes, os elogios persistiram, inclusive com ataques de Alex ao PT – o deputado acusou o petismo de querer impedir a distribuição do cartão merenda, programa da Prefeitura para ofertar recursos a alunos da rede pública de ensino que estão sem aulas presenciais desde o início da pandemia de Covid-19, em março.

O cenário atual remonta a 2012, quando, à época, Morando desistiu de concorrer à Prefeitura de São Bernardo – naquele ano, Marinho buscava a reeleição. Alex era o rival do petismo no pleito. O tucano, entretanto, declarou voto em Alex três dias antes do primeiro turno. Além disso, não impediu que um de seus aliados, Ademir Silvestre (hoje Podemos, antes PSC), fosse candidato também.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;