Setecidades Titulo
Academia sustenta projeto social
Por Luciana Yamashita
Especial para o Diário
21/10/2006 | 19:06
Compartilhar notícia


Ao mesmo tempo, os freqüentadores da academia Cidade dos Meninos, em Santo André, praticam atividades físicas e cidadania. Toda a renda conseguida com as mensalidades é revertida aos projetos sociais da entidade Somiframeco (Associação Missionária dos Franciscanos Menores Conventuais).

A instituição possui alguns convênios, mas a academia é o carro-chefe para manter o projeto social Cidade dos Meninos, que atende 550 crianças e jovens e 250 adultos.

O coordenador técnico, Willian Cezar Evangelista, 30 anos, começou a dar aulas no local 5 meses após a inauguração. “Um dos nossos lemas é que nós estendemos o tapete vermelho para quem a sociedade fecha as portas”, explica.

A idéia de arrecadar fundos com a academia surgiu há 5 anos, quando a pequena piscina da creche começou a ser usada pela comunidade. Como a demanda era muito grande, a direção da entidade teve a idéia de montar a academia e ampliar o local. Freis conseguiram recursos na Itália para a obra. Assim, a piscina semi-olímpica e a academia foram construídas.

Hoje, são 80 equipamentos de musculação e aeróbica na academia e as aulas são oferecidas a um preço acessível à população. Entre os alunos da academia e da natação são cerca de 1.200 pagantes.

Com a renda das aulas, crianças e jovens carentes são acolhidos e recebem todo o cuidado possível. Entre os benefícios oferecidos, estão o atendimento médico, psicológico, tratamento odontológico, alimentação, transporte e formação humana, além das aulas de natação gratuitas, oficinas de computação e cursos profissionalizantes.

A satisfação de trabalhar com algo que contribua para a sociedade é a grande motivação do coordenador Evangelista. “Tenho um amor muito grande por tudo aqui. Trabalho no que gosto e ainda posso ver os resultados do projeto aqui mesmo”. afirma.

Atualmente desempregado, Edson Campelo, 51 anos, fez a rematrícula do seu filho de 4 anos na creche. “Não tenho onde deixá-lo e esse lugar tem muito peso para que ele tenha melhor condição de vida”, diz. O seu filho de 7 anos ainda espera uma vaga no Centro da Juventude.

Exemplo de quem cresceu na Cidade dos Meninos, Ednilson Mendes da Silva, 25, começou a freqüentar o local quando tinha 10 anos. Participou de diversas atividades e hoje é funcionário de manutenção da creche. “É uma vida aqui para mim. Passei a minha vida escolar, conheci os melhores amigos, casei, e estou aqui ainda”, conta.

A estudante Giovana de Lima, 13, entrou na creche ainda bebê e continua freqüentando até hoje. “Venho todos os dias. Faço futebol, vôlei, basquete, natação e já fiz teclado”, diz.
(Supervisão de Illenia Negrin )

Serviço: a Cidade dos Meninos fica na rua Batávia, 280, Pq Novo Oratório, Santo André. O telefone da academia é 4476-9134. Quem quiser fazer doações, pode ligar para o 4472-2146.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;