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Excesso de verba do PAC no DNIT provoca pressão
23/07/2007 | 07:10
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Análise dos investimentos feitos até agora pelo governo federal em projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) mostra porque o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte) tem sido constante alvo do interesse dos partidos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com orçamento maior do que muitos ministérios, o DNIT exibe um raro desempenho: dos quase R$ 341,7 milhões empregados em novos projetos do PAC, R$ 310,4 milhões, ou 90,8%, foram para o DNIT investir em obras nas estradas.

O setor de transportes é o grande beneficiado pelos investimentos. Dos R$ 7,5 bilhões reservados para o programa, 74,5%, ou R$ 5,6 bilhões, serão destinados ao setor. Com exceção de R$ 145,2 milhões que caberão à Secretaria Especial de Portos, o restante será administrado pelo Ministério dos Transportes, comandado por Alfredo Nascimento, do PR.

O partido dele anda insatisfeito com a demora na efetivação de Luiz Antônio Pagot, indicado pelo governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, também do PR, para a diretoria-geral do DNIT. Mas Pagot ainda depende da aprovação pelo Senado.

Na semana passada, o líder do partido na Câmara, Luciano Castro (RR), voltou a cobrar do ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, a nomeação. O ministro respondeu que não depende do governo. Mas o líder insistiu, dizendo que basta uma ordem do presidente Lula para a base no Senado aprovar o indicado.

A irritação no PR aumentou porque o Congresso entrou em recesso sem uma solução para o DNIT. E os trabalhos parlamentares só recomeçam no dia 1º. “O DNIT é a máquina propulsora do PAC no que tange ao Ministério dos Transportes”, diz Castro.



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