Setecidades Titulo
Após balada, ruas de Santo André são tomadas por lixo
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
16/11/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Garrafas de plástico e vidro, copos descartáveis, frascos de perfume, papéis usados, preservativos (usados ou não) e bocais de narguile. Pode parecer lista de materiais recicláveis, mas são os restos que forraram as ruas e calçadas em Santo André no feriado. O cenário é mais comum nos corredores de festas dos bairros Jardim e Campestre. Ontem, a equipe do Diário constatou a sujeira e ouviu reclamações de moradores e pedestres.

Quem passeava pela Rua das Figueiras tinha de desviar de cacos de vidros. Chutar garrafas pet ao caminhar pelas calçadas virou brincadeira para alguns. Canaletas e bueiros serviam de leito para o rio de bitucas e maços de cigarro. "Todo fim de semana é assim. Começa na sexta à noite e, no outro dia, a rua vira um lixo", reclamou a aposentada Sueli Zigliotti Cedenho, 64 anos. Ela mora no bairro Campestre há 35 anos e contou que o cenário piora cada vez mais. "Antes os proprietários dos bares até tentavam limpar. Mas hoje isso é raro. Acho que deveria ter uma campanha para evitar a situação", opinou.

A equipe do Diário não encontrou os responsáveis dos estabelecimentos onde havia lixo no passeio.

Nas portas de casas de festas e buffets o problema é mais visível. Jardins localizados no canto das paredes viram depósitos de lixo. O que mais se vê são garrafas de vodka. Mas também é possível encontrar materiais escolares e até pinça de uso pessoal. "A gente não vê garis limpando pela manhã nos feriados e domingos. Às vezes temos de varrer ou catar a sujeira para melhorar um pouco a calçada", disse a aposentada Heleni Moreira, 67.

Na esquina das ruas Monções e Manoel de Paiva, no bairro Jardim, o gerente de supermercado Thomas Abreu, 25, revela que é grande a quantidade de lixo recolhida nas manhãs pós-baladas. "Começamos a limpeza cedo, pois a sujeira é pesada", comentou.

A limpeza de ruas é feita diariamente pelo Semasa (Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André). A autarquia informou, contudo, que o trabalho não é realizado nos feriados. Reclamações podem ser feitas pelo 115 (ligação gratuita). É possível obter prioridade quando a limpeza urbana for retomada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;