Internacional Titulo
Barco desaparecido na Indonésia teria sido encontrado
Por Do Diário do Grande ABC
01/07/2000 | 11:13
Compartilhar notícia


O barco indonésio do tipo "ferry" que desapareceu na quinta-feira passada com quase 500 pessoas a bordo foi encontrado este sábado, com todos seus passageiros saos e salvos, anunciou a agência indonésia Antara, uma informaçao que, no entanto, foi imediatamente desmentida por um responsável portuário.

A agência, que cita funcionários indonésios, afirmou que o barco foi localizado a 150 km do porto de Manado (Leste) e que todos os passageiros se encontravam bem, mas um responsável do próprio porto, Franki Rawung, afirmou que essa informaçao é falsa. ``Já verificamos com o porto de Siau, mas seus responsáveis asseguram que nenhum barco foi localizado', declarou Rawung. ``É apenas um rumor', acrescentou.

A agência Antara, que citou o diretor geral dos transportes marítimos, Tjuk Suhardiman, em Manado, capital do norte do arquipélago das Célebes, precisou que, para determinar o estado dos passageiros, vários avioes e barcos foram enviados ao local onde encontraram a embarcaçao.

Segundo as autoridades portuárias, 492 pessoas viajavam a bordo do ``Luz do Oceano', embarcaçao de madeira com capacidade para 270 pessoas, que fazia o transporte entre Tobelo (Molucas) e Manado (Célebes), no Nordeste da Indonésia, a mais de 2.200 km ao nordeste de Jacarta.

A maioria dos passageiros era de refugiados da violência religiosa que reina nas ilhas Molucas, um conflito entre cristaos e muçulmanos que já causou a morte de pelo menos 4.000 pessoas desde janeiro de 1999 e, segundo estimativas oficiais, provocou o êxodo de meio milhao de habitantes da regiao.

O último contato por rádio procedente do ferry foi recebido na noite de quinta passada, quando a embarcaçao lançou um SOS afirmando que sofria uma avaria nas máquinas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;