Internacional Titulo
Realizado 1º transplante duplo de maos e antebraços
Por Do Diário do Grande ABC
14/01/2000 | 09:24
Compartilhar notícia


Pela primeira vez no mundo, um duplo transplante bilateral de maos e antebraços foi realizado. O professor Jean-Michel Dubernard e uma equipe internacional de 18 cirurgioes realizaram o transplante, segundo informaçoes do hospital Edouard-Herritot de Lyon (Leste da França). O receptor é um francês de 33 anos, que teve as maos amputadas em 1996 devido à explosao de uma bomba artesanal.

O professor Dubernard e sua equipe já tinham realizado, em setembro de 1998, o primeiro transplante de mao no mundo. O paciente foi um cidadao neozelandês de 49 anos, Clint Hallam.

Estes transplantes, chamados de ``compostos' porque envolvem vários órgaos (pele, músculos, ossos, nervos...), ``dao uma enorme esperança a milhares de pessoas privadas de seus membros', disse entao o cirurgiao.

A realizaçao do duplo transplante de maos e antebraços estava prevista em princípio para dezembro passado, mas teve de ser adiada por falta de doador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;