Setecidades Titulo
Ônibus sem motorista desce rua com passageiros
Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
06/01/2006 | 08:29
Compartilhar notícia


Um ônibus municipal de São Caetano com motor ligado e sem presença de motorista e cobrador cedeu à ladeira da avenida Teresa Campanella, percorreu sem controle cerca de 20 metros e bateu na porta de um salão comercial vazio, na quinta-feira, no bairro Santa Maria. Seis pessoas – todas passageiras do veículo – ficaram feridas no acidente, por volta das 15h30. Apavoradas com o circular desgovernado, duas passageiras pularam de dentro do ônibus em movimento e, por isso, tiveram ferimentos mais graves. “Lembro das pessoas caídas do meu lado. Foi apavorante”, contou Ariadene Paiva Ramponi, 21 anos, uma das passageiras que pulou do circular e que sofreu lesões nas duas pernas. Nenhuma das vítimas corre risco de morte. O circular acidentado faz a linha Santa Maria – Rodoviária de São Caetano e pertence à Vipe (Viação Padre Eustáquio), uma das três empresas que operam as linhas do município.

O encarregado de tráfego da Vipe, José Alaor Siqueira, afirmou que a perícia da empresa foi ao local do acidente e, em três dias, deve esclarecer se houve falha mecânica ou do motorista. De acordo com feridos e parentes, o motorista parou o circular no ponto e teria puxado o freio de mão. Desceu ali, que é ponto final da linha, para ir ao banheiro ou para conferência com fiscais.

“O motorista sabia que estava vazando ar do freio do ônibus e já havia avisado a empresa”, disse Leandro Jorge Vecchi, 30 anos, filho de uma passageira acidentada, a aposentada Marina Vecchi, 62, que sofreu escoriações no rosto e nos braços. Assim que começou a descer, o ônibus subiu na calçada, arrancou a placa do ponto de ônibus Oswaldo Cruz–Santa Maria (a 20 metros do outro ponto em que estava o circular) e invadiu um salão comercial vazio e fechado. Não atropelou ninguém.“Eu estava no banco próximo à porta de trás. O ônibus começou a andar sem cobrador nem motorista. Fui levantar para ver o que estava ocorrendo e ouvi pessoas gritando ‘pula, pula‘. Pulei e torci minha perna esquerda e o ônibus passou em cima dos dedos do meu pé direito”, contou à reportagem Ariadene Ramponi, ainda abatida e acomodada em cadeira de rodas no Pronto-Socorro de São Caetano. Ela trabalha em São Bernardo e voltava para casa.

No fim da tarde, policiais militares levantavam informações com as vítimas no hospital. Às 20h, era elaborado boletim de ocorrência na Delegacia Sede de São Caetano, que vai enviar o BO ao 2º DP. Depois, o delegado titular do 2º DP deve avaliar se investigará o acidente. A Prefeitura de São Caetano afirmou que vai investigar o caso. O motorista do ônibus acidentado, Pedro Raimundo Furtado, 43, trabalha há seis anos na Vipe. A companhia afirma que ele nunca havia se envolvido em acidentes graves.

Colaborou Artur Rodrigues



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;