Esportes Titulo Contra o Noroeste
Final, revanche e torcida
animam o São Bernardo

Com o acesso garantido, o Tigre tem motivos de sobra para
vencer hoje no Estádio 1º de Maio pela Série A-2 do Paulista

Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
28/04/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Livre, leve e solto. É assim que o São Bernardo encerra hoje, às 19h, contra o Noroeste, no Estádio 1º de Maio, a participação no Grupo 3 da segunda fase da Série A-2 do Paulista. Em festa pelo principal objetivo conquistado - o acesso -, o Tigre agora precisa da vitória para carimbar o passaporte à decisão.

No entanto, a equipe - líder da chave com nove pontos - terá de buscar motivação extra para o confronto porque o Noroeste está em situação complicada para subir e fará o jogo da vida.

Para se classificar à Série A-1, o Locomotiva precisa golear e torcer para que o Red Bull faça o mesmo diante do Penapolense, em Campinas, mas por placar inferior ao do 1º de Maio.

Assim, para superar a motivação do Noroeste, o São Bernardo procura na torcida e no próprio adversário combustível para triunfar. O Tigre ainda está mordido devido à derrota (1 a 0) para o adversário, na primeira rodada da segunda fase, em Bauru.

"Naquela partida, eles encenaram e provocaram nossa equipe, querendo arranjar confusão. Mas eles se esqueceram que iriam enfrentar nosso time novamente. Mais do que nunca queremos ganhar", recordou o zagueiro Tiago Gasparetto.

Segundo o defensor, outro motivo para sair com o resultado positivo é jogar em casa. "Estaremos diante da nossa torcida, que irá comparecer em grande número. Ela merece a vitória", ressaltou.

Companheiro de defesa, Márcio Garcia, também relembrou a provocação na primeira rodada. "Aquilo que aconteceu em Bauru serve de motivação para nós porque, acima de tudo, é necessário ter respeito. Vamos manter a humildade para ganhar", frisou o zagueiro.

Para Luciano Dias, o Tigre sairá com a vitória se mantiver a aplicação dos últimos jogos. "Apesar do treino mais tranquilo de hoje (ontem), tivemos conversa séria com o grupo, lembrando que a vitória seria como premiar o torcedor", disse o treinador.

 

Sem três, Luciano Dias esconde titulares

O técnico Luciano Dias, do São Bernardo, não revelou o time que enfrenta o Noroeste. O mistério é por conta dos desfalques dos meias Luciano Mandi e Bady e do volante Dudu - o primeiro está lesionado e os dois últimos, suspensos.

Ontem, no treinamento no Estádio 1º de Maio, os jogadores, em clima descontraído, realizaram apenas o tradicional rachão e nem fizeram o trabalho tático.

"Vou analisar melhor. Tenho algumas opções, mas ainda não decidi quem vai entrar. Vou falar apenas com os jogadores hoje (ontem) à noite, na concentração, para definir o time", justificou Luciano Dias.

Zé Forte deve ficar com a vaga de Dudu, enquanto que Fellipe Mateus é o principal candidato a substituir Bady. Porém, um terceiro volante não seria descartado, e o experiente Dirceu, que ainda não jogou, tem chances de ser escalado.

"Não vou colocar ninguém como premiação. Vou mandar a campo o que for melhor para o time nesta partida", ressaltou o treinador.

Léo será o principal homem de armação no meio campo no lugar de Luciano Mandi, que também não atuou contra o Penapolense e ainda sente dores na coxa direita.

 

ADVERSÁRIO

O técnico Amauri Knevitz, do Noroeste, também tem problemas para escalar a equipe. O volante França e o zagueiro Marcelinho estão suspensos. Em contrapartida, o defensor Oliveira retorna ao time. TS

 

Música embala volante do Tigre

Um dos principais responsáveis pelo acesso do São Bernardo à elite do Campeonato Paulista, o volante Jonata Escobar encontra na música o estilo de jogo. Diferentemente da maioria dos jogadores de futebol, que gosta de pagode, samba ou sertanejo, ele não deixa de ouvir o rock'n'roll, com canções que o estimulam nas partidas.

Fã de bandas como Metallica e Slayer, ele aceita tranquilamente o gosto de outros atletas. "Não tem problema. Não sou aquela pessoa que odeia outros tipos de músicas. Apenas gosto de ouvir algo mais pesado", brincou o gaúcho de Novo Hamburgo. "Sempre antes das partidas, escuto minhas músicas. Acho que meu estilo de jogo tem a ver com elas", completou.

Ultimamente, ele destacou ouvir a canção Psychosocial, do grupo Slipknot, puro heavy metal. "Essa é a música que mais escuto. É o estilo que gosto", destacou.

Porém, ele revelou que não entende muito bem as traduções das músicas, que são a maioria em inglês. "Eu até compreendo algumas coisas, mas gosto mais do som. Isso vem desde pequeno, quando era criança, que escuto rock", destacou.

Mas se o som pesado está nos ouvidos, o jeito tímido e sereno predomina fora dos campos. Foi assim que ele, aos poucos, conquistou a posição de titular da equipe na reta final da segunda fase da Série A-2, justamente quando o time reagiu após perder os dois primeiros jogos.

"Quando cheguei aqui, sempre deixei claro que estava para ajudar, dentro ou fora do campo", ressaltou Escobar. "Fiquei muito feliz por jogar a última partida, em Penápolis (vitória por 1 a 0 , sobre o Penapolense), que garantiu o acesso. Tive a oportunidade, e fiquei feliz pelo acesso e também porque demonstrei meu valor em um grupo muito forte como o do São Bernardo" disse o atleta.

Ele também foi escalado como titular nas goleadas (4 a 1) sobre Red Bull, pela quarta rodada da segunda fase, e (4 a 0) diante do Palmeiras B, no encerramento da primeira etapa.

 

COPA PAULISTA

A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou ontem as chaves da Copa Paulista, com previsão para começar em 15 de julho.

O Tigre está no Grupo 4, ao lado de Audax, Atlético Sorocaba, São José, Palmeiras B - todos da Série A-2 -, São Bento, Grêmio Osasco e Juventus - da Série A-3.

A diretoria já anunciou que vai disputar a competição com a maioria dos jogadores da base. TS

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;