Economia Titulo
Sto.André apresenta sistema de exportação para empresários
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
08/10/2004 | 09:33
Compartilhar notícia


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Santo André realiza nesta sexta, às 8h30, um evento para pequenas e médias empresas do Grande ABC interessadas em participar do mercado internacional. No encontro, chamado de Café Tecnológico, e que será realizado na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC (avenida Ramiro Colleoni, 5, Santo André), a secretaria municipal irá apresentar aos empresários e executivos da região o SAX (Serviço de Apoio à Exportação) e fazer um balanço da participação na 51º Feira Internacional de Damasco, na Síria, em setembro.

Criado há três meses, o SAX é um serviço gratuito oferecido pela prefeitura para empresas da região e da Grande São Paulo. Tem o objetivo de orientar pequenos empresários na atividade exportadora, por meio de um diagnóstico do potencial no mercado externo, e da necessidade de adequação de produto, linha de financiamento, documentações necessárias e prospecção de mercado. O órgão (telefone 4994-6949) tem consultores de comércio exterior e parcerias com o Banco do Brasil, Correios e o IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica), além de empresas de serviços de logística, despacho aduaneiro, consultoria em design, marketing, entre outras. "Queremos mostrar que exportar não é um bicho de sete cabeças", disse o diretor da Coordenadoria de Fomento ao Comércio da secretaria, David Gomes de Souza.

O serviço recebeu até final de agosto 209 ligações para informações e cadastrou 264 empresas. Desde que iniciou atividades, atendeu 76 indústrias de diversos segmentos. Um dos interessados que procurou o SAX foi o proprietário da pequena empresa Vanmaq, Vicente Alberto Nocera. Com sede em Santo André, a Vanmaq fabrica máquinas para a produção da linha de descartáveis para higiene pessoal (fraldas, absorventes e outros itens). "Eles (a prefeitura) nos representaram na feira de Damasco, para divulgar nosso produto. Plantamos uma semente, é difícil dizer se vai dar resultado, mas já tivemos um contato (de um potencial cliente árabe)", disse Nocera.

Damasco - Na visita à feira em Damasco, representantes da administração municipal e de uma comitiva de empresários levantou oportunidades de negócios para a exportação de 58 tipos diferentes de itens: desde açúcar, água mineral, café, chapa de aço, estamparia, sabão, peça para trator, tempero, bijuterias, plástico até máquinas agrícolas. "Já temos orçamentos feitos a partir do contato na feira", disse Souza, que foi ao país árabe a convite da Câmara de Comércio Brasil-Países Árabes e afirmou que identificou grande receptividade aos produtos brasileiros. A secretaria discute a possibilidade de estabelecer representantes comerciais na Síria, Irã, Líbano e Dubai.

Empresa participante da missão que foi à feira, a fabricantes de peças de vedação Tecfil tem a expectativa de dar os primeiros passos no mercado internacional. "Houve mais de 50 contatos na feira e estamos ansiosos por um retorno. Esperamos ter melhor competitividade (nos países árabes) do que na Europa", disse o analista Sérgio Atsushi Tamagawa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;