Internacional Titulo
Vaticano denuncia injustiças sofridas por crianças no mundo
Por Da AFP
21/05/2003 | 11:33
Compartilhar notícia


O arcebispo mexicano Javier Lozano Barragán, ministro da Saúde do Vaticano, emitiu nesta quarta-feira um pedido de ajuda urgente para as crianças vítimas em todo o mundo de injustiças sociais e econômicas.

A denúncia foi feita para os participantes da 46ª Assembléia anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em Genebra, na Suíça. O texto foi divulgado pela agência de imprensa do Vaticano.

"As desigualdades existentes entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento não é absolutamente sustentável", declarou o religioso mexicano, ao ilustrar a alarmante situação dos crianças no mundo.

"Na década passada mais de dois milhões de menores foram assassinados em conflitos armados, seis milhões ficaram inválidos, dezenas de milhares sofreram mutilações pelas minas antipessoais", denunciou Lozano Barragán, citando os dados apresentados pelas Nações Unidas.

"Em 2002, 300 mil crianças foram recrutadas como soldados e mais de 4,3 milhões morreram recentemente por causa da Aids — a cada dia só na África são infectados com este vírus sete mil crianças e mais de 14 milhões ficaram órfãos por causa da Aids", acrescentou.

"É tempo de considerar seriamente a exigência do bem comum internacional que agora chamaríamos bem global internacional", pediu o arcebispo mexicano, que acusou principalmente a pobreza de ser a causa dos sofrimentos de crianças e adolescentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;