Palavra do Leitor Titulo
Que cambuci é este?

Encerramos hoje o Festival do Cambuci de Santo André....

Dgabc
28/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Que cambuci é este?

Encerramos hoje o Festival do Cambuci de Santo André. O mês de abril foi absolutamente marcante para todos que nos envolvemos com esse maravilhoso fruto: chefs, jornalistas, artesãos, degustadores, artistas, sociedade civil e todos aqueles que se permitiram fazer mágica e criativa viagem gastronômica e descobriram um fruto para chamar de seu. Sim, o cambuci é de Santo Andre!

Desde o dia 4, quando o festival foi lançado, sentimos o bom astral das pessoas: o lançamento foi um sucesso, com direito ao anúncio por parte do Comdephapasa do tombamento imaterial das manifestações que cercam o cambuci; fomos brindados com a lei que declara o cambucazeiro árvore símbolo de Santo André; mais de 300 pessoas, dos quatro cantos da cidade, incluindo os empreendedores de Paranapiacaba, se congratularam numa grande festa, regada às delicias produzidas com o cambuci.

Foram 21 dias de atividades. O prefeito Carlos Grana plantou cambuci no Parque Central, e outras personalidades políticas e sociais fizeram o mesmo em mais três parques da cidade. Muitos shows na Vila, Festival do Cambuci na neblina, muita comida nova nos restaurantes do centro; pizza de cambuci, chevicchi com cambuci, palito de provolone com cambuci, mousse, chocolate e muitas outras deliciosas iguarias nas quais o fruto foi cuidadosamente incluído. E, claro, não faltou a já famosa cachaça com cambuci.

Tivemos blues na cidade, recuperando tradição musical de nossa gente, muitas pessoas circulando e procurando o cambuci, in natura ou produtos, conversando, interagindo, conhecendo coisas novas e a nossa cidade, a nossa gente, se (re)conhecendo!

Num balanço geral, cerca de 10 mil pessoas circularam pela Vila e pelo centro degustando esse novo sabor. Foi nova experiência com a presença de renomados chefs, como Ana Maria Tomazzoni, Arthur Sauer, Carla Pernambuco, que trouxeram suas panelas para criar com o nosso fruto. Firmamos parceria importante com a Escola IGA. Nosso calendário turístico ganhou evento que só tende a se tornar maior e será referência de empreendedorismo e cidadania. O secretário Raimundo Salles, da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, tem a certeza de que a ousadia foi certeira. Temos muito trabalho a ser feito, mas o festival deixou gosto de quero mais, e de quero mais cambuci!

Sílvia Costa é diretora de Turismo da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Santo André.

Palavra do Leitor

Decisões do STF

A Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara Federal, aprovou proposta de PEC, de modo que o Congresso possa rever decisões do STF. Parece piada, mas é verdade. Vale a pena verificar quem é o autor e quem faz parte da comissão, pois isso explica tudo. Será que o julgamento do Mensalão foi a inspiração? Espero que nosso Congresso não se submeta a interesses partidários. Tem muita coisa importante que nunca passou das gavetas do Congresso. Acorda, Brasil! Pelo amor de Deus!

José Carlos Belotto

Santo André

Colunista

Gostaria de saber de quem foi a ideia de contratar alguém para escrever em nome de Lula para o jornal New York Times. Só pode ser um mal informado, pois é sabido e notório que o recém-contratado não lê e muito menos escreve. Dinheiro jogado fora.

Nelson Mendes

São Bernardo

Regional

Se juntar Ramalhão, Azulão e Tigre e demais do Grande ABC não dão um time bom capaz de ir além nesses campeonatos profissionais de futebol. Tomara que Água Santa e CA Diadema sejam diferentes e um pouco menos amadores.

Gustavo H. M. Carli

Santo André

Semáforo

Peço, com caráter urgentíssimo, que o departamento de trânsito de São Bernardo viabelize semáforo no cruzamento das ruas Cézar Magnani com Álvaro Alvim, na vila Paulicéia. Moro há 35 anos próximo ao local e já presencie vários acidentes, inclusive fatais. São necessárias mais sinalização e faixa de pedestres. Precisamos contar com a boa vontade de poucos motoristas educados, pois a maioria não está nem aí. Eles entram pela contramão só para levar vantagens. Nós, moradores, agradecemos e esperamos que medidas urgentes sejam tomadas. Senão, depois, não vão falar que não avisei.

Marco Antônio Pereira de Souza

São Bernardo

Segurança

Sou mais um dos milhões de brasileiros que há muito tempo se decepcionaram com os políticos. Mas tem coisas que são gritantes. O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, disse a este Diário (Política, dia 11) que uma das grandes marcas de seu governo até agora tinha sido a Segurança, especialmente a queda nos roubos. Mas o próprio Diário mostra  (Setecidades, dia 26) os números oficiais, que provam o que todos nós, moradores da cidade, já sabíamos: assalto acontece dia sim, dia também. E só tem piorado! Para quem se elegeu sob bandeira da transparência, pegou mal. Pobres de nós com esses políticos que subestimam nossa inteligência.

Antônio Spadalore

São Caetano

Barbáries

Até quando a sociedade, o povo e os homens poderosos deste País deixarão que assassinos matem inocentes? Matam com tesouradas, facadas, tiros, picotam os corpos, queimam etc. Atenção, sociedades ditas de homens honrados e poderosos, vão deixar que aconteçam com seus filhos para tomar providências e mudar o Código Penal? No mínimo, prisão perpétua. Senão, esses monstros sairão em três anos e farão tudo de novo. Os Senadores, os magistrados, a presidente, enfim, os três poderes deste país, têm que endurecer! Estamos reféns e em cárcere privado, nas mãos de bandidos. A sociedade brasileira tem de se mobilizar. Basta!

Eduardo Zago

Mauá




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;