Esportes Titulo Inspiração
Escola recebe visita de Janeth e do time andreense de basquete

Ação faz parte do LBF Social e tem como um dos principais objetivos fomentar a modalidade entre os estudantes dos colégios municipais

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
30/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Os alunos da Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental) Elisabete Leonardi, na Vila Guarani, em Santo André, tiveram dia diferente ontem. Eles receberam a visita do time da cidade que disputa a LBF (Liga de Basquete Feminino) e também da ex-jogadora Janeth Arcain. A ação faz parte do LBF Social, exigência aos clubes que participam da competição e que precisam, pelo menos uma vez por ano, realizar trabalho na comunidade na qual está envolvida.

Santo André é referência. Desde o Jogo das Estrelas, disputado em abril de 2018, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, elaborou projeto para inserir o basquete nas escolas municipais e aproveitar a participação da equipe na Liga como inspiração. Esse, aliás, era sonho da ex-treinadora Laís Elena, que morreu em março, e da diretora da modalidade, Arilza Coraça, que visitou as escolas-alvos ao lado de Luciane Moscaleski, coordenadora do projeto do Centro de Formação Esportiva.

A ação ganhou apoio do IJA (Instituto Janeth Arcain), mantido pela ex-jogadora, e neste ano atua em duas das 51 Emeiefs da cidade, com aulas de iniciação no contraturno escolar, contemplando 120 estudantes de 8 a 11 anos. Responsáveis pelas aulas, os professores de educação física foram capacitados e recebem acompanhamento do IJA.

“Desde o Jogo das Estrelas de 2018 começamos a desenhar essas ações. Percebemos que o instituto da Janeth tinha os mesmos ideais e começamos a conversar. Tinham escolas que assistiam aos jogos e procuramos aproximar com ações como essa, de trazer o time para dentro do colégio. Aproveitamos para contextualizar nas aulas de educação física, quando as professoras pesquisam sobre a modalidade. Começamos com programa piloto de oferecer uma hora de basquete duas vezes por semana depois do horário de aula em duas escolas”, explicou a coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação, Fabiana Morgado Gomes.

Ovacionada quando entrou na quadra, Janeth elogiou a iniciativa. “É sempre gostoso falar com as crianças, fazer com que elas tenham essa pequena vivência com as meninas da equipe. Todo trabalho quando você une a educação e o esporte é muito positivo. Através dessa semente podemos alcançar mais jovens, mais crianças no futuro”, projetou.

Pivô da equipe andreense, Bárbara também mostrou satisfação ao conversar e bater bola com os alunos. “Essa energia é necessária, você vê no olhar deles a pureza. Comecei a jogar na escola e não tem nada mais gratificante do que isso, voltar às origens. Fico até arrepiada de lembrar. Fomentar o esporte é muito importante, ainda mais agora com a Janeth na causa”, enfatizou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;