Cena Política Titulo Cena Política
Evento marcado por cortesia e saia justa
Por Fabio Martins
19/03/2019 | 06:05
Compartilhar notícia


O lançamento do empreendimento habitacional Santo Dias e Novo Pinheirinho, em Santo André, no domingo, gerou algumas cenas de saia justa, mas também de cordialidade entre as autoridades. No discurso, as principais figuras políticas que participaram da cerimônia – e de diferentes lados do espectro – evitaram acirramento político-eleitoral. O prefeito Paulo Serra (PSDB), o secretário executivo estadual de Habitação, Fernando Marangoni (DEM), o ex-prefeito Carlos Grana (PT, chefe do Executivo na ocasião das tratativas e início de obras) e o ex-presidenciável Guilherme Boulos (Psol), líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra), compartilharam o mesmo palco, que visava a entrega de 910 apartamentos. Os discursos eram de cortesia e de se evitar entrar em cisões. No desfecho, no entanto, quando já havia parado de falar no ato, Boulos retornou ao microfone e puxou coro de ‘Lula livre’, inflamando a plateia.

Clima

Apesar de clima tenso que antecedeu a atividade, o ambiente no palco andreense era ameno e, durante o discurso, Boulos fez elogios às ações de Carlos Grana, Paulo Serra e do governo do Estado, agentes do poder público que tocaram o projeto, bem como aos integrantes do MTST, que ocuparam terreno e pressionaram por negociação. O ex-presidenciável falou que pretende voltar a Santo André em breve para participar de churrasco com os moradores já no condomínio inaugurado. Para ele, o rateio poderia ser com a compra de picanha, por parte do governo federal, costelinha de porco, pelo Estado, e ‘asinha’ de frango, com a Prefeitura, em razão das dificuldades financeiras do Paço.

Vaias só uma vez

Apesar da variedade de coloração partidária no evento de entrega de unidades habitacionais, o único vaiado durante o ato foi o deputado federal Alex Manente (PPS). O popular-socialista compareceu no início da atividade e tomou café da manhã com autoridades nos novos apartamentos, chegou a ser chamado para subir ao palanque, junto com o colega de casa Ivan Valente (Psol), mas já havia deixado o local antes de começar a cerimônia devido a outras agendas marcadas durante o dia. Recebeu vaia neste momento. Integrante do MTST, Maria das Dores Cerqueira informou que o parlamentar fez somente uma ‘visitinha’.

PT debate Bolsonaro

O professor Valter Pomar estará amanhã no diretório municipal do PT de Santo André para debate sobre as perspectivas do governo Jair Bolsonaro (PSL). A atividade, destinada a filiados, será a partir das 19h. Pomar é professor do curso de relações internacionais da UFABC (Universidade Federal do ABC) e secretário executivo do Foro de São Paulo (2005-2013).

Contra a onda de ódio

Durante a inauguração do Hospital de Emergências Albert Sabin e da UPA, no sábado, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), criticou a polarização na política e elogiou a união entre tucanos e petistas para a eleição de Cauê Macris (PSDB) para a presidência da Assembleia Legislativa. “Tenho impressão de que a onda odiosa na política começa a se encaixar. Na eleição da Alesp, dois partidos mostraram que é possível superar as diferenças”, afirmou. Sobre os radicais, disse que “eles precisam entender que na democracia vence quem tem a maioria. O ódio nunca é bom”.

Quebra de ordem

A Prefeitura de Mauá reiterou que a quebra de ordem cronológica para pagamento à Davi Caminhões, na ordem de R$ 1,1 milhão, como mostrou o Diário na edição de ontem, foi necessária para assegurar a limpeza das vias públicas em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana. Empresa é responsável por fornecer caminhões para prestações de serviço de limpeza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;