Automóveis Titulo Evolução
Sistema evita 'invasão de faixa' na cama
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
15/02/2019 | 07:33
Compartilhar notícia


Sistema que mantém o carro na faixa, presente nas versões mais caras do Fusion, integra também um protótipo de cama apresentado pela Ford. Ele evita que um parceiro invada o espaço do outro durante a noite, atrapalhando o sono.
Nos carros, o dispositivo monitora as marcações da pista e, se o carro invadir o espaço lateral sem dar sinal, gera uma vibração de alerta no volante. Se a falha persistir, o sistema pode aplicar também torque na direção para corrigir a trajetória do veículo.

Usando o mesmo conceito, a cama inteligente conta com sensores de pressão para identificar quando alguém está ultrapassando o seu lado e o devolve gentilmente ao seu espaço, com a ajuda de correias movimentadoras.

Uma pesquisa feita pela The Better Sleep Council, entidade norte-americana dedicada a estudos do sono, mostra que uma em cada quatro pessoas com relacionamento estável dorme melhor sozinha. Com o tempo, o acúmulo de noites maldormidas aumenta o risco de lesões e acidentes em casa, no trabalho e na estrada.

“Quando dormem juntos, muitos casais têm menos espaço do que uma criança pequena em uma cama de solteiro”, diz Neil Stanley, especialista em sono. “Seres humanos são mais vulneráveis quando dormem, por isso estamos programados para acordar quando algo ou alguém nos toca inesperadamente”, conclui. da Redação
Sistema evita ‘invasão de faixa’ na cama




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas
Notícias relacionadas


;