Cena Política Titulo Cena Política
Direita domina ideologia da região
Por Raphael Rocha
15/02/2019 | 06:58
Compartilhar notícia


O Grande ABC foi berço das lutas sindicais e foi aqui que um petista se elegeu prefeito pela primeira vez – Gilson Menezes, em Diadema, em 1982. Por esses fatos, criou-se o estigma de que a região tinha viés de esquerda. Passadas mais de três décadas do ápice das greves, o cenário mudou. Pelo menos é o que aponta o instituto ABC Dados. A maioria dos entrevistados (42%) disse não ter ideologia política. Porém, entre os que declararam ter viés ideológico, a maior parte respondeu ser de direita (22%) ou de centro-direita (3%). Outros 12% se declararam ser de esquerda e 1%, de centro-esquerda. Foram ouvidas 1.000 pessoas, nas sete cidades, entre os dias 11 e 15 de janeiro, e os números corroboram com o que foi visto na eleição do ano passado, quando Jair Bolsonaro (PSL) venceu em todos os municípios. 

Homenagem

 O presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB), defendeu que o saguão e a bilheteria do Teatro Municipal recebam o nome de Antonio Chiarelli. Paulistano do bairro do Brás, ele nasceu em 1909 e, em 1936, mudou-se para Santo André. Ator e diretor de teatro, foi um dos grandes nomes da arte na cidade. Chiarelli morreu em 1981. “Ele sempre foi ligado às questões culturais da cidade. Merece destaque por tudo que fez”, afirmou o tucano.

Carona

 O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), prestigiou o show do cantor britânico Ed Sheeran, na noite de quarta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, ao lado da primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra. Ao fim da apresentação, quando aguardavam o táxi para retornar para casa, foram abordados por casal de munícipes disposto a dar carona ao tucano. Paulo Serra aceitou. Os rumos administrativos da cidade dominaram o papo na viagem.

Tour

 A agenda do deputado estadual eleito Thiago Auricchio (PR) foi bastante concorrida ontem. O republicano, de São Caetano, visitou os delegados seccionais de Santo André, Francisco José Alves Cardoso, e de São Bernardo, Ronaldo Tossunian, colocando o mandato à disposição. À tarde, esteve com o presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris (PSDB), a convite do tucano, que costura candidatura à reeleição no Parlamento estadual.

Prestígio

 O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), segue com prestígio junto ao governo de João Doria (PSDB). Ele já recebeu visitas dos secretários estaduais Célia Parnes (Desenvolvimento Social), coronel João Camilo Pires de Campos (Segurança Pública) e Sérgio Sá Leitão (Cultura e Economia Criativa). Amanhã, está prevista agenda de mais duas figuras do primeiro escalão do Estado: Marcos Penido, titular de Energia, e Benedito Braga, superintendente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Punição

 A Prefeitura de Diadema publicou suspensão por 30 dias ao servidor Elcio Martinho do Amaral, guarda-civil patrimonial. Amaral foi um dos líderes de protesto realizado no começo do ano na Câmara de Diadema devido à proposta da administração de Lauro Michels (PV) em realocar os guardas patrimoniais e transformá-los em simples controladores de acesso.

Exoneração

 A prefeita em exercício de Mauá, Alaíde Damo (MDB), determinou a exoneração de Mauro Sérgio Moreira. Ex-superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Moreira estava como assessor do superintendente da autarquia, Toninho Bertucci (MDB). Ele estava à frente da estrutura quando a PF (Polícia Federal) baixou na Sama após denúncia de suposto favorecimento em licitação. Moreira negou qualquer irregularidade. A demissão não foi justificada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;