Economia Titulo Carreira
Como avaliar uma oportunidade
Maria Sartori
Diretora de recrutamento da Robert Half
05/02/2019 | 07:19
Compartilhar notícia


De acordo com a sexta edição do Índice de Confiança Robert Half, 70% dos profissionais responsáveis por recrutamento dentro das empresas acreditam que 2019 será mais positivo que 2018 quando o assunto é a criação de vagas. Então, se você pensa em se recolocar no mercado ou fazer uma movimentação entre empresas, essa pode ser a hora. Aproveito o momento para compartilhar cinco orientações sobre perguntas a se fazer para avaliar se uma oportunidade de trabalho é boa.

1 – O que é felicidade para mim?

Algumas pessoas valorizam o clima organizacional e, outras, prezam pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal, enquanto há as que priorizam o salário, entre muitos outros fatores. Então, entenda o que te faria acordar feliz todas segundas-feiras.

2 – O que esperam de mim à frente do cargo?

Não aceite a proposta sem entender exatamente quais serão suas atribuições e se você tem as qualificações esperadas. Tente ainda mapear o que o gestor espera de você com relação a resultados e desenvolvimento profissional.

3 – Eu sei tudo sobre o empregador?

Busque informações sobre a idoneidade da empresa em notícias da internet ou com outros profissionais. Nessa pesquisa, inclua a solidez da companhia e qual é a realidade dela dentro do mercado de atuação. Além disso, busque entender o nível de satisfação dos profissionais que trabalham lá, a taxa de rotatividade e o estilo de gestão no departamento onde irá atuar.

4 – Esse salário é justo?

Para entender se o salário oferecido é justo ou não, faça pesquisas com base em anúncios de vagas que estão em aberto e em estudos de mercado, como o Guia Salarial da Robert Half. Não esqueça, porém, de fazer avaliação que inclua a lista de benefícios e as oportunidades de desenvolvimento profissional.

5 – Tenho afinidade com a cultura da empresa?

Em geral, passamos mais tempo da semana dentro da companhia do que no nosso ambiente familiar. Então, para que essa convivência seja prazerosa, procure saber se a empresa coloca em prática todos os valores que ela prega no discurso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;