Política Titulo Pesquisa
Bolsonaro fará boa gestão para 58% dos moradores da região

Pesquisa do ABC Dados mostra que tendência da eleição prossegue a favor do presidente do País

Raphael Rocha
31/01/2019 | 06:02
Compartilhar notícia
Valter Campanato/Agência Brasil


A maioria do Grande ABC está otimista com relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Pesquisa realizada pelo ABC Dados indicou que 58% dos moradores da região acreditam que o chefe da Nação fará um ótimo ou bom trabalho. Ou seja, três a cada cinco munícipes estão confiantes com a nova administração.

Foram ouvidos 1.000 moradores nas sete cidades entre os dias 11 e 15. Na eleição de outubro, a região aderiu em peso ao capitão reformado do Exército. No segundo turno da corrida presidencial, por exemplo, Bolsonaro atingiu 900 mil votos no Grande ABC – seu adversário, Fernando Haddad (PT), foi lembrado por 549 mil – e foi o mais votado em todos os municípios – em São Caetano, a diferença em percentual foi de 50 pontos (75,11% a 24,89%).

Conforme o levantamento, 21% dos moradores acreditam que Bolsonaro fará mandato regular. O índice de rejeição foi de 15% (7% de ruim e 8% de péssimo). Outros 6% não souberam responder.

O ABC Dados divulgou dados esmiuçados, por cidades, e o retrato da eleição se manteve com relação às perspectivas da administração do capitão reformado. Em São Caetano, 75% dos entrevistados apostam em boa gestão de Bolsonaro (13% de péssimo). Em Santo André, o apoio foi dado por 65% (20% de ótimo e 45% de bom); em São Bernardo, o suporte foi de 62% (20% de ótimo e 42% de bom); e em Diadema, o otimismo atingiu 59% dos entrevistados (18% de ótimo e 41% de bom).

Mauá foi a única cidade da região onde o índice de desconfiança equilibra com o de aceitação. Os moradores que acham que a gestão será péssima (9%) ou ruim (22%) somam 31%. Os otimistas chegam a 32% (1% ótimo e 31% bom). A maioria da cidade aposta em um mandato regular (35%).

“Embora majoritária, a expectativa positiva em relação ao governo Bolsonaro no Grande ABC é mais baixa que a medida no restante do País. Pesquisa Datafolha realizada em 18 e 19 de dezembro mostrou que 65% dos brasileiros esperam que Jair Bolsonaro faça um governo ótimo ou bom”, ponderou o ABC Dados, ao analisar os números coletados.

Outros estratos feitos pelo ABC Dados foram com relação à faixa etária, à escolaridade, à renda e à religião. Bolsonaro possui maior aceitação entre os mais velhos. Ao todo, 62% dos moradores com idade entre 50 anos e 59 anos estimam bom trabalho do presidente. Esse percentual é de 61% entre quem tem 40 e 49 anos e também entre os munícipes com 60 anos ou mais.

A maior rejeição está na faixa etária de 15 a 19 anos, apesar de o índice ser inferior aos que vislumbram bom governo. Nesse grupo, 28% responderam que Bolsonaro terá gestão péssima (15%) ou ruim (13%). Por outro lado, 38% da população com essa idade veem com bons olhos o mandato do político do PSL (8% ótimo e 30% bom).

Por escolaridade, maior índice de apoio está entre quem tem ensino superior completo (63% de aceitação, com 24% de ótimo e 39% de bom). Por renda, o otimismo está na faixa dos que recebem acima de cinco salários mínimos (R$ 4.990), com 63%. Por religião, 67% dos evangélicos apostam em boa gestão. Esse índice é de 56% entre os católicos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;