Internacional Titulo
Papa escolherá seu substituto na Congregação para a Doutrina da Fé
Da AFP
09/05/2005 | 18:07
Compartilhar notícia


O papa Bento XVI escolherá seu substituto na influente Congregação para a Doutrina da Fé, herdeira do Santo Oficio, que atuou na época da Inquisição. Segundo o cardeal italiano Tarcisio Bertone, 70 anos, arcebispo de Gênova e colaborador do cardeal Ratzinger por muitos anos, o papa já escolheu a pessoa que deverá defender os dogmas da Igreja Católica. Essa é a primeira mudança importante dentro da estrutura de governo da Santa Sé. Bento XVI, eleito em 19 de abril, manteve nos cargos todos os integrantes da Cúria Romana.

A personalidade do prelado que ocupará o cargo máximo da congregação indicará a orientação que o papa pretende dar a seu pontificado. O cardeal Bertone figurava na lista dos favoritos, mas já afirmou que não será ele o indicado. "O nome deverá ser divulgado entre segunda e terça-feira e não serei eu. Estou muito bem em Gênova", afirmou.

Outros eclesiásticos, entre eles o arcebispo americano de San Francisco, William Joseph Levada, e o arcebispo espanhol de Toledo, Antonio Cañizares Llovera, ambos com 59 anos, foram citados como possíveis indicados.

Nomeado por João Paulo II como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, em 1981, o cardeal Ratzinger defendeu a doutrina da Igreja com mão de ferro. Puniu importantes teólogos críticos, em particular os latino-americanos ligados à Teologia da Libertação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;