Palavra do Leitor Titulo
Carnaval com responsabilidade sexual

O Carnaval está aí e a campanha oficial do Ministério da Saúde, focada no público jovem homossexual, mostra que o preconceito deve ser enfrentado

Por Dgabc
20/02/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

O Carnaval está aí e a campanha oficial do Ministério da Saúde, focada no público jovem homossexual, mostra que o preconceito deve ser enfrentado e ser direto na mensagem do uso do preservativo para homens jovens que fazem sexo com homens, porque há uma redução de 50% a 60% no uso da camisinha nas relações casuais que acontecem muito no Carnaval.

A campanha também terá peças para o público heterossexual, mas os dados oficiais mostram que, de 1998 a 2010, caiu em 20% o número de casos de HIV na população heterossexual de 15 a 24 anos, mas entre os homossexuais na mesma faixa etária houve aumento de 10,1%.

O Instituto Kaplan, especializado no estudo da sexualidade, que trabalha intensamente com metodologias de prevenção de DST/Aids e gravidez na adolescência, recebe muitas perguntas sobre preservativo, desde como colocar até sobre tipos comercializados. Em dezembro, durante o mês de prevenção da Aids, promovemos a exposição Por Dentro da Camisinha, que ensinou de modo interativo como colocar, qual a sensibilidade, textura e importância do preservativo como barreira às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.

É preciso informar que a infecção pelo HIV se dá pelo contato direto com o sangue, o sêmen e as secreções vaginais, e isso pode acontecer no sexo oral, principalmente na relação vaginal e no sexo anal. O ânus e a vagina são órgãos muito vascularizados, revestidos por um tecido delgado chamado de mucosa. Na relação sexual, especialmente durante a penetração, o pênis provoca atrito na vagina ou no ânus, mesmo que a garota esteja lubrificada. Esse atrito, por sua vez, causa microfissuras (aberturas muito pequeninas) nas paredes das mucosas, aumentando o risco de que o HIV presente no esperma entre na corrente sanguínea.

Existem camisinhas de vários tipos e qualidades. Portanto, sempre haverá uma que se adeque ao seu parceiro.

Sexo é uma brincadeira de verdade. Quando a gente se machuca, a cicatriz fica para sempre. Nunca delegue o cuidado com o seu corpo. O corpo só tem um dono, e este é você. Quando você delega, o outro pode não priorizar os seus interesses, e principalmente sua saúde.

Aproveite o Carnaval com responsabilidade.

Maria Helena Vilela é educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan.

Palavra do leitor

Pobre democracia
Este Diário informou que o TJ-SP cassou a liminar impetrada para garantir os direitos da executiva do PMDB de São Caetano, democraticamente eleita pelos cidadãos filiados ao partido e em condições legais de exercer esse direito (Política, dia 16). A liminar cassada requeria a nulidade da comissão interventora instituída pela comissão estadual do partido. Com a cassação da liminar, a estadual, em nova investida contra os princípios democráticos, decidiu instituir o doutor Paulo Pinheiro como presidente. Nem a comissão interventora sequer garantiu. Método que os generais ditatoriais de 1964 invejariam! Pobre PMDB dos democratas Montoro, Quércia, Chico Amaral, Magalhães Teixeira, Antônio Russo, Raimundo Leite, Rossi etc. Com as chantagens diárias ao governo federal, e as intervenções municipais, onde eles nem conhecem, a sigla parece, mais pelo medo, dominar o Brasil.
Ruben J. Moreira
São Caetano

Ficha Limpa
Agora não tem mais como retroagir! O Supremo refletiu ao clamor público e validou a Lei da Ficha Limpa, que por três vezes já esteve em votação no STF. Estamos mais uma vez próximos de saber quem é contra ou a favor da moralidade na política. Os 11 ministros do STF estão tendo oportunidade histórica de demonstrar para a sociedade que prezam pela ética e a hombridade dos políticos que desejam concorrer a algum cargo público, votando favoravelmente à constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. O eleitor quer, sim, votar em um candidato em 7 de outubro sem nenhuma suspeita de que mais uma vez estará elegendo um ficha suja, picareta ou ladrão do dinheiro público. De uma vez por todas, tem de se tirar do cesto as laranjas podres para que outras também não apodreçam. Estamos de olhos bem abertos. Não nos decepcionem mais uma vez!
Turíbio Liberatto Gasparetto
São Caetano

Consulta difícil
Após ler reportagem neste Diário relacionada ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (Política, dia 13), gostaria de tecer comentários: creio que uma das metas prioritárias do prefeito deva ser o atendimento público de Saúde. Gostaria que um dia ele comparecesse de surpresa no Ambulatório Médico de Especialidades na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, e presenciasse a dificuldade que a população passa na fila com intuito de agendar consulta. Chegando na atendente, recebe a comunicação de que não tem agenda do médico, e é marcado outro dia para retornar. Fato esse que ao meu ver, de leigo, poderia ser sanado se um funcionário percorresse a fila e efetuasse triagem, dispensando àqueles que deveriam voltar em outra ocasião. Ou então que fosse afixado logo na entrada da unidade aviso constando quais os médicos que têm agenda para aquele dia. Quando estive no local para agendar consulta, pude ouvir comentários de vários munícipes (seriam eleitores?) onde faziam críticas aos nossos governantes devido ao sistema de atendimento no local.
Agenor Nadyr de Lima
São Bernardo

Fique em casa!
Deixe passar o Carnaval e verás que, em relação ao fim de ano, aumentaram os números da violência. Estes são os únicos números que aumentam no Brasil. Quer passar esses dias em paz, fique em seu lar, ele é abençoado. Uma guerra não declarada, insana, sem motivação, causada por pura irresponsabilidade, por pessoas irracionais. Dez mil e quinhentos acidentes nas estradas do Brasil nesses dias entre o Natal e o Ano-Novo, período que deveria ser de meditação e reflexão. O significado do Natal perdeu-se no tempo, o que importa é a gastança seguida de comilança e bebedeira. Trezentos e oitenta acidentes com vítimas fatais, 460 mortos. E tem uma estatística que não foi divulgada: as brigas por excesso de bebidas, por motivos fúteis. Com isso teríamos números dignos do título que ostentamos, de campeões mundiais de violência. Brasil, campeão absoluto da violência no mundo.
Antônio Carlos Guertas
São Bernardo

Caminhões
Todos os fins de semana estendidos, como neste Carnaval, as TVs mostram a péssima situação do trânsito, com engarrafamentos quilométricos nas cidades e nas estradas. E revolta ver que não há restrição para que grande quantidade de enormes caminhões acesse as estradas, piorando o já complicado trânsito e causando extensos engarrafamentos. Nas cidades e nas estradas eles andam em todas faixas, direita, esquerda e não são multados. É preciso que o trânsito de caminhões seja proibido nos feriados prolongados.
Mário A. Dente
Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;