Cultura & Lazer Titulo
Obra exposta na França irrita autoridades chinesas
Do Diário do Grande ABC
21/11/2000 | 11:54
Compartilhar notícia


Uma obra composta de urinóis chineses e apresentada em Paris em uma grande exposiçao sobre as tradiçoes musicais da China provocou a irritaçao da embaixada da China na França, que conseguiu que fosse relegada a um cantinho obscuro. Na última sexta-feira, o Governo chinês havia protestado também pelo fato de que uma obra de teatro surrealista representada em Paris tenha como título 'Interdit aux Chinois e aux Chiens' ('Proibido aos chineses e aos cachorros') e pediu ao Governo francês que ponha fim a esse 'insulto' ao povo chinês.

'Daily Incantations', obra composta de urinóis chineses que Chen Zhen, artista natural de Xangai, pretendia expor na Cité de la Musique de Paris, foi relegada a um cantinho do outro lado do espaço principal da exposiçao, a pedido das autoridades de Pequim, informou a conservadora do Museu da Música, Emma Lavigne. 'A embaixada da República Popular da China se escandalizou com o fato de Chen Zhen ter pretendido criar um carrilhao tradicional, substituindo as campânulas de bronze por penicos de madeira', explicou a conservadora. 'Nós fomos obrigados a relegar a obra, ou a exposiçao nao seria realizada', acrescentou. 'Esses penicos sao uma merda', declarou, por sua parte, Hou Xiaghua, ministra conselheira de Cultura da embaixada chinesa em Paris.

A exposiçao 'A voz do dragao', inaugurada nesta terça-feira, evoca através de numerosos tesouros nacionais cerca de 2.500 anos de tradiçao musical chinesa. Quanto ao artista Chen Zhen, nascido em 1955 e residente em Paris desde 1986, considera que 'Daily Incantations' nasceu das sonoridades novas que ele descobriu durante uma viagem à China em 1993 e 'que traduzem a hibridaçao de duas culturas, de duas entidades, Oriente e Ocidente'. 'O ruído da lavagem dos penicos nas ruas, associado à recitaçao do Livro Vermelho, por mais prosaico que seja, é para mim testemunha de uma época da história da China', explica o artista na apresentaçao da obra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;