Setecidades Titulo Saúde
Santo André tem mutirão com testes para detectar casos de hepatite C
Por Bianca Barbosa
Especial para o Diário
12/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Parceria entre a Prefeitura de Santo André e a Associação dos Aposentados do Grande ABC, promove amanhã, das 9h às 16h, mutirão de testes gratuitos para hepatite C. A sede da Associação dos Aposentados fica na Rua Antônio Cardoso Franco, 165 – Bairro Casa Branca, em Santo André.

A hepatite C tem cura e os tratamentos disponíveis são eficazes e rápidos. O exame é simples, com a retirada de apenas uma gota de sangue.

O exame é recomendado para pessoas acima de 40 anos que tenham feito cirurgia ou transfusão de sangue há mais de 20 anos, pessoas de qualquer idade que tenham tatuagem ou piercings sem material descartável, ou que tenham se relacionado sexualmente sem camisinha.

A hepatite é uma infecção causada por vírus que atinge o fígado. Segundo dados de 2017 da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 325 milhões de pessoas no mundo têm hepatite B ou C. No Grande ABC, seis casos são identificados por semana, de acordo com a rede pública de Saúde. A doença tem cura, mas se não for tratada corretamente pode levar a morte.

Por ser uma enfermidade silenciosa, os sintomas não aparecem sempre. Alguns dos mais frequentes e característicos são urina escura, fezes claras, pele e olhos amarelados. A hepatite é comumente transmitida através do compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que estejam contaminados e relações sexuais sem camisinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;