Política Titulo Ex-primeira-dama assume
Mauricio deixa secretaria para cuidar da saúde

Laerte Soares substitui o marido na Pasta de Desenvolvimento Social

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
09/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-prefeito de São Bernardo, Mauricio Soares (PHS) deixará o comando da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania para cuidar da saúde. Sua mulher, a ex-primeira-dama Laerte Soares de Almeida, 76, tomará posse como secretária do setor hoje, com publicação no Diário Oficial.

Natural de Saltinho, no Interior de São Paulo e próximo a Piracicaba, Laerte está em São Bernardo desde 1967, quando se casou com Mauricio. O casal tem três filhos. Ela teve atuação destacada nas três administrações do marido – entre 1989 e 1992, entre 1997 e 2000 e entre 2001 e 2002. Laerte também trabalhou no governo de William Dib (sem partido), sucessor de Mauricio.

“Venho para contribuir com um setor fundamental para São Bernardo. A causa e as ações sociais precisam sempre ser priorizadas e isso é o que esta gestão tem feito. Estou motivada para desbravar mais planos”, afirmou Laerte.

A ex-primeira-dama trabalha desde os 14 anos, quando esteve no setor de produção de uma fábrica de botões no Interior do Estado. Ela também atuou na Termomecanica, em São Bernardo.

Na primeira gestão do marido, passou a liderar grupos comunitários pela cidade. Já no segundo mandato de Mauricio, batalhou pela criação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que se consolidou em 1998. Ela assumiu a função da Pasta no mesmo ano e só pediu exoneração em 2008, quando Mauricio rompeu com Dib.

Durante seu período à frente da secretaria, Laerte abriu a Fati (Faculdade Aberta da Terceira Idade), o CRI (Centro de Referência do Idoso) e o Criança Prioridade, embrião da Fundação Criança, hoje uma autarquia da Prefeitura que atende crianças e jovens em vulnerabilidade social no município – o setor, idealizado também na gestão Mauricio, é administrado atualmente por Samuel Gomes Pinto, aliado do ex-prefeito.

O governo de Orlando Morando (PSDB) confirmou a mudança e relatou que Mauricio vai se afastar para cuidar de problemas de saúde.

Mauricio atuou na administração do ex-prefeito Luiz Marinho (PT) e decidiu romper com o petista para apoiar Morando na eleição do ano passado. Seu nome chegou a ser cogitado para ser vice, posto posteriormente ocupado por Marcelo Lima (SD).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;