De olho no transito Titulo
Dicas de sustentabilidade

Pegada de carbono é o impacto ambiental do consumo...

Cristina Baddini
01/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Pegada de carbono é o impacto ambiental do consumo pessoal de cada um de nós, ou seja, o gasto de eletricidade, combustível do deslocamento de carro, de avião etc. 

O aquecimento global é uma realidade. A temperatura média da atmosfera está subindo e essa mudança provoca imenso transtorno no planeta; as calotas polares derretem, o nível dos mares sobe e ocorrem inundações. O aquecimento global aumenta a intensidade das tempestades e cria tornados e outros fenômenos climáticos. 

O Sol aquece a atmosfera da Terra todos os dias. Esse calor chega à superfície do planeta, bate e volta para o espaço. Parte dele fica presa. É bom, mas isto se torna um problema quando muito calor permanece na atmosfera.  

Um dos elementos que mais prendem calor na atmosfera da Terra é o carbono, especificamente na forma de dióxido de carbono. E isso ocorre por causa de nossas atividades. Quando o petróleo, gasolina, diesel ou gás natural são queimados, o carbono é lançado na atmosfera.

PORTANTO, NO DIA A DIA EMITIMOS CARBONO 
As árvores entram na história por que elas absorvem o carbono e devolvem para nós na forma de oxigênio. Porém, cada vez que cortamos mais árvores para fabricar papel, móveis ou quando abrimos clareiras para criar gado, reduzimos a ajuda natural para retirar o carbono do ar. 

PEGADA VERDE
Os cientistas desenvolveram métodos para calcular a quantidade de carbono que cada pessoa utiliza no dia a dia. E, ao computar essa contribuição individual, é possível escolher maneiras de neutralizá-la. Cada um quilômetro que voamos emitimos 180g de dióxido de carbono. Então, quem viajou 5.000 km produziu quase uma tonelada de dióxido de carbono. O

OBJETIVO É CHEGAR O MAIS PERTO POSSÍVEL DO NÍVEL DE EMISSÕES ZERO. 
Para zerar as emissões, em média, a cada ano cada pessoa deve plantar seis árvores. Se todos agissem assim, salvaríamos o planeta. Está é só uma das muitas maneiras de ser ecologicamente correto que não demanda grande investimento de dinheiro nem tempo ou esforço. 

Os voos de curta distância emitem muito mais carbono por quilômetro, graças ao alto volume de energia necessário para a decolagem e aterrissagem. Portanto, em linhas gerais, para viagens até 1.000 quilômetros, opte pelo carro, só a partir disso pense no avião. Penso que todos devemos nos colocar cota de carbono dentro da qual podemos nos virar para viver. Só assim poderemos fazer nossas escolhas e compensações com a consciência limpa e tranquila.  

ALTERNATIVA PEDAL 
Os cientistas dizem que se não reduzirmos de forma significativa os impactos negativos causados ao meio ambiente, em duas décadas ultrapassaremos o ponto de não retorno, além do qual o planeta mudará irreversivelmente, a despeito de todas as medidas adotadas.

O grande problema é que a vida não será nada agradável ou sustentável para a espécie humana. O estrago que estamos fazendo é resultado do nosso estilo de vida. Todas as nossas ações exercem um impacto sobre o mundo natural. Assim, qualquer mudança de rotina, do momento que acordamos até a hora de voltar para a cama é uma oportunidade de cuidar do planeta.

VOCÊ PRECISA MESMO DO CARRO TODOS OS DIAS?
O mundo já tem mais de 1 bilhão de veículos e eles representam uma das principais fontes de emissão de gases que intensificam o efeito estufa e acentuam mudanças do clima. Desde 1961, a quantidade de dióxido de carbono (CO²) despejada pela humanidade na atmosfera com a queima de combustíveis fósseis cresceu dez vezes. Essa descarga de poluentes é que provoca o aquecimento do planeta, causando secas, tornados, inundações, acidificação dos oceanos e a extinção de espécies.

É urgente discutir com seriedade a questão ambiental com políticas públicas que coloquem o transporte coletivo à frente do individual. Mas, fico pensando como a mídia, que depende da publicidade de automóveis, a indústria automobilística os governos que querem aquecer suas economias federal e estaduais além dos governos municipais (com políticas de mobilidade que incentivam a utilização do carro) irão compreender que a mobilidade sustentável é um grande negócio para todos porque poderia melhorar a vida das pessoas. Como os alterar a política de mobilidade baseada em vendas de carros? Esse é o desafio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;