Memória Titulo
Lula abraça Colovatti. E a greve vira exposição do Diário

A noite de 19 de abril de 1979 marcou um dos momentos mais gratificantes da história do fotojornalismo do Diário

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A noite de 19 de abril de 1979 marcou um dos momentos mais gratificantes da história do fotojornalismo do Diário: a abertura de uma exposição de fotos dos profissionais aqui da casa que cobriram a primeira greve geral dos trabalhadores, em março daquele ano.

Os jornalistas se encontraram no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo - local da exposição - com os sindicalistas. O editor de Fotografia, João Colovatti, foi abraçado calorosamente por Lula. Antonio Possidonio Sampaio autografou seu livro sobre a greve e um livro de presença foi aberto. A exposição de fotos seguiu para outras cidades, sempre com muito público, como demonstram as assinaturas dos visitantes.

Santo André não quis a exposição. O prefeito Grillo e seu secretário de Educação, Paulo Ferreira, estavam brigados com o Diário. Mas Luiz Carlos Grecco, prefeito de Ribeirão Pires, e Raimundo da Cunha Leite, de São Caetano, receberam com carinho as fotos do jornal.

Em São Bernardo realizou-se uma semana de debates e palestras, com a participação dos fotógrafos - todo mundo falou - e de estudiosos. Uma pena que aquelas noites não foram gravadas.

Ricardo Hernandes, então subeditor de Fotografia do Diário, foi quem cuidou do livro de presenças. Hoje esse livro está com a coluna Memória, um presente do Ricardo que guardo com muito carinho.

Daquela exposição damos notícia no livro sobre os 70 anos dos Químicos do ABC. Ali destacamos trechos da fala de todos os fotógrafos participantes. Ficou tão legal que a gente reproduz aqui as declarações, com muita saudade de todos eles.

Alberto Murayama: "Senti-me num campo de batalha. E fui lá no meio, correndo todos os riscos, com o objetivo de fotografar tudo o que fosse possível."

Cassiano Polesi: "Ninguém esquecerá aquela assembleia de 90 mil pessoas. Nem o Grande ABC nem o Brasil. Essas lembranças não morrem. A esperança também não."

Evaldo Soares: "O movimento tomou força graças à liderança de Lula."

Fernando Ferreira: "Foram 15 dias de tensão. Não conseguia nem dormir direito, pois estava completamente inquieto."

Gustavo Luiz Lima: "A união, a consciência, a solidariedade e a disciplina. Eis o resumo de tudo o que vi no movimento de março."

João Colovatti: "A exposição é fotojornalismo puro. A solidariedade humana, o povo apoiando o movimento, também é parte do documento, porque realmente aconteceu."

José Lucena: "O que mais me emocionou não foi propriamente a mobilização da classe operária - esta me alegrou em excesso, evidentemente - mas a solidariedade das mães, esposas, noivas e filhos dos metalúrgicos ao movimento que seus homens faziam, enfrentando o capital espoliador."

Luiz Bolfi: "Presenciei piquetes, violência policial e, acima de tudo, uma união, um sentido coletivista muito grande entre os grevistas."

Reinaldo Martins: "A mobilização foi tamanha que até o governo sentiu a necessidade de mudar uma legislação que há muito não condiz com a realidade do trabalhador."

Ricardo Hernandes: "Gostaria de saber o que sente ou pensa um soldado ao agredir de todas as formas um trabalhador, portanto um homem que está empenhado em oferecer mais à sua família. Esse soldado não seria mais honesto consigo próprio se, ao invés de só bater, estivesse brigando também?"

Um Ecomuseu: Fausto & Marlene
Representação de cachorro sobrevivente de explosão de arrecife nas Ilhas Canárias.

Com essa imagem, finalizamos esta série da coleção do casal Fausto Lopes e Marlene Serra, parceiros de Memória. Um dia ainda veremos todos esses objetos expostos e compartilhados com a opinião pública num rodízio que alcance as sete cidades. Por que não?

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 17 de maio de 1979

Primeira Página - Dirigentes metalúrgicos aguardam a reintegração. Lula dá entrevista num banco de jardim do Largo da Matriz, em São Bernardo. O interventor Guaraci Horta informa que não recebeu ordens de Brasília sobre a suspensão da intervenção.

São Caetano - Todas as ruas serão recapeadas, informa Rubens Pucetti, diretor de Obras.

Indústria - Circulando a publicação Notícias Ford, edição especial dedicada aos 60 anos da presença da companhia no Brasil.

Polícia - Quadrilha só roubava carros novos. É a primeira reportagem assinada pelo jornalista Marco Damy Castro no Diário.

EM 17 DE MAIO DE...
1909 - Presidente Afonso Pena, sentindo-se traído, rompe com o seu ministro da Guerra, o Marechal Hermes da Fonseca.

1989 - Fundada a loja maçônica Liberdade e Justiça, em São Caetano.

HOJE
Dia Mundial das Telecomunicações e Dia da Noruega.

SANTOS DO DIA
Basília e Pascoal Baylon. Pascoal Baylon (Espanha: Torre Hermosa 1540, Villareal 1592) - Leigo e iletrado, mas considerado um dos primeiros teólogos da Eucaristia pelos muitos tratados que escreveu sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;