Palavra do Leitor Titulo
Serviços prestados com excelência

Em resposta ao artigo ‘A falta de bombeiros em São Paulo’ (dia 13), o Corpo de Bombeiros...

Por Dgabc
16/02/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Em resposta ao artigo ‘A falta de bombeiros em São Paulo' (dia 13), o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo esclarece que conta com 10.028 homens e mulheres, alocados em diversas unidades, distribuídas estrategicamente pelos municípios do Estado. São 241 postos de atendimento operacional.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros está fisicamente instalado em 141 municípios, onde residem mais de 33 milhões de habitantes, correspondendo a mais de 80% da população do Estado. Em 2011 foram atendidas 613.290 ocorrências de bombeiros. Das emergências atendidas, 18.580 ocorreram em municípios onde não há instalação física do Corpo de Bombeiros, mas que também obtiveram resposta da instituição. O tempo médio de deslocamento para o atendimento de tais emergências foi de 11 minutos e 25 segundos. Toda a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193. Embora não esteja presente em todos os municípios paulistas, uma vez acionado, o Corpo de Bombeiros desloca viaturas do posto de atendimento operacional mais próximo.

Há estudos em estágio avançado com propostas para expansão das instalações físicas dos bombeiros para todos os municípios do Estado com base em três critérios técnicos: população, riscos específicos e distância de deslocamento. Essa expansão para outros municípios do Estado de São Paulo depende de convênio firmado entre o Estado de São Paulo e os municípios interessados, com fixação de responsabilidades para cada um dos entes, conforme legislação vigente (Constituição do Estado, Lei nº 684/75 e Decreto nº 22.171/84, dentre outras).

Para prevenir a ocorrência de novas emergências, garantindo a vida e a integridade física das pessoas, a preservação do meio ambiente e minimizar os prejuízos patrimoniais, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou, no ano de 2010, 165.316 atividades de prevenção, dentre as quais se destacam a análise de projetos técnicos de segurança contra incêndios e vistorias em edificações e áreas de risco, o que ocorreu nos 645 municípios do Estado de São Paulo. Desta forma, o maior compromisso do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo é garantir a manutenção dos serviços prestados com excelência operacional.

Reginaldo Campos Repulho é comandante do Corpo de Bombeiros - Polícia Militar do Estado de São Paulo.

PALAVRA DO LEITOR

Estou fora!

Carnaval não passa de prática ultrapassada, desnecessária, sem graça e totalmente dispensável. É pretexto para bebedeira e obscenidade, por parte de uma população de nível intelectual baixo. Isso sem comentar da quantidade de dinheiro desperdiçada com tamanho item supérfluo. Tantas melhorias que poderiam ser feitas na Saúde, Segurança, saneamento básico e em diversos outros setores e os recursos são destinados a algo tão simplório. Vários países de origem latina aboliram o Carnaval, ainda nos anos 1990, mas parece que no Brasil e em muitos países da América do Sul a evolução ainda vai demorar muito para acontecer. Enquanto isso, autoridades de Brasília comemoram ao estilo deles. Acorda, Brasil!

Edna Ferreira Vale, Mauá

Resposta

Em resposta à carta do leitor Jonas Cardoso da Silva (Rodoanel, dia 11), onde menciona que ‘Aliás, falando em Rodoanel, tanto no sentido Litoral como no sentido Imigrantes, falta indicação de São Bernardo nas placas', a concessionária SPMar, responsável pela administração do Trecho Sul do Rodoanel, informa que está desenvolvendo estudo para a verificação e inserção de placas de sinalização com a indicação das cidades mais relevantes ao longo do Trecho Sul.

SPMar

Artigo

Sobre o Artigo de Orlando Morando (dia 12), particularmente, sei qual é a diferença entre política e politicagem. Lamentavelmente, Gilberto Carvalho, secretário da Presidência da República, e Orlando Morando, deputado estadual, não sabem. Todos nós sabemos da antipatia por parte de alguns integrantes do PT em relação à Polícia Militar de São Paulo, por conta da repressão do regime militar. Precisamos, sim, nos unir em busca de fazer prevalecer a tão sonhada democracia. E dizer o quê da atuação de um governo de Estado que abandonou essa instituição? Hoje, acordaram para esse problema! Mas, será que vão conseguir recuperar os tantos anos de abandono? Na condição de defensora pública voluntária da minha querida Polícia Militar, gostaria apenas de deixar registrada minha indignação pelo uso indevido da imagem de uma instituição tão grandiosa e tão importante.

Antonia Liberalino Bitu, São Bernardo

Políticos

Desde que acompanho, e não faz pouco tempo, a política no Brasil é uma demonstração do país do faz de conta. Anos atrás, políticos, tipo João Alves, o campeão de ganhos na loteria, enriqueceu. E sabemos como. Os valores apurados ‘roubados', já naquela época, foram devolvidos aos cofres da Nação? Agora temos ‘ladrões' travestidos em ONGs. Desviam dinheiro público para todos os lados. Os ministros são simplesmente substituídos. Não ouvi dizer qualquer coisa com relação à devolução do valor arrecadado, se é que houve. Acredito que quem rouba neste País tem imunidade, pois não acontece nada com o seu patrimônio. Empresas de fachada estão ganhando concorrências públicas e nem existem.

Ary César, São Caetano

Lindemberg

Ana Lúcia Assad, advogada de defesa do assassino de Eloá, Lindemberg Alves, alega que o bom-moço não premeditou o crime. Para ela, tudo não passou de crime passional, digno de pena reduzida. Essa advogada de defesa, argumentando desse jeito, vai acabar fazendo o serviço da promotoria e condenando seu cliente. Tomara!

Mara Montezuma Assaf, Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;