Cena Política Titulo
Troca de elogios movimenta 2020
Por Raphael Rocha
19/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), e o presidente da Câmara, Pio Mielo (PMDB), foram eleitos em chapas opostas no ano passado – o peemedebista estava no arco de aliados do ex-prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), rival do tucano. Porém, desde a vitória de Pio para chefiar a mesa diretora da Casa, o clima entre ele e Auricchio mudou da água para o vinho. Os dois passaram a trocar elogios públicos, a ponto de Auricchio, em reunião com comissionados, no mês passado, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, enaltecer o peemedebista. Já tem gente na cidade acompanhando de perto essa proximidade, até porque, se ela continuar até 2020, embaralha o xadrez político de São Caetano.

BASTIDORES

Na executiva
Por indicação do prefeito da Capital, João Doria (PSDB), o chefe do Executivo de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), deve integrar a executiva nacional do tucanato, numa reformulação que será feita após o atual presidente do PSDB, senador Aécio Neves, ser flagrado pedindo dinheiro aos donos da JBS. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) defende o senador Tasso Jereissati ou o governador de Goiás, Marconi Perillo, para dirigir a legenda, de olho em ter o comando partidário para viabilizar sua candidatura presidencial de 2018. Só falta bater o martelo.

Candidatura – 1
Enquanto vereadores da base governista questionam a atuação do vereador Pedrinho Botaro (PSDB) como líder do governo Paulo Serra (PSDB) na Câmara de Santo André, o prefeito tucano tem escutado de interlocutores que defendem que Pedrinho saia candidato a deputado estadual. Muitos acreditam que ele tem o perfil certo para aproveitar o mote de novidade no tucanato.

Candidatura – 2
Outro nome da política de Santo André que pode figurar nas urnas no ano que vem é o da ex-vice-prefeita Oswana Fameli. Oswana disputou o pleito do ano passado pelo PMB, mas foi sondada por dirigentes do PSD para sair candidata a deputada estadual em 2018 pela sigla. Ela, publicamente, já sinalizou que não pretende mais concorrer a cargo público.

Zona Azul de São Caetano<EM>

O juiz Sérgio Noboru Sakagawa suspendeu decreto da Prefeitura de São Caetano que impedia à empresa que explora o serviço de Zona Azul da cidade de aplicar multas. Segundo o magistrado, essa medida do Palácio da Cerâmica poderia causar desequilíbrio financeiro no contrato e, como consequência, gerar problemas à municipalidade.

Sindicato
Chegou ao fim o mandato de Rafael Marques como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em sua página oficial no Facebook, o ex-vice-presidente estadual do PT publicou vídeo sintetizando o período à frente da entidade que projetou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A partir de hoje, quem vai dirigir a instituição é Wagner Santana, o Wagnão.

Segue a novela
A novela sobre quem será o secretário de Esportes de Diadema, na cota do DEM e do Água Santa, continua. Há pelo menos um mês dirigentes não se entendem sobre quem vai ocupar a vaga, depois que o prefeito Lauro Michels (PV) aceitou ceder secretarias em troca de apoio na Câmara. Enquanto isso, indicações do antigo bloco de oposição são alocadas em escalões menores do governo do verde. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;