Memória Titulo
O legado do menino da Fazenda Oratório

Nelson Cardoso Franco (1897-1981) representa para a história de Santo André o elo intelectual entre o colonial e o moderno. Claro, várias...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Nelson Cardoso Franco (1897-1981) representa para a história de Santo André o elo intelectual entre o colonial e o moderno. Claro, várias gerações viveram essa virada, mas Nelson registrou o tempo da construção da taipa em prosa e desenhos, como vimos nesta Semana Nelson Cardoso Franco, a primeira delas.

Esta semana nos foi inspirada pelas fotos que publicamos hoje. Elas foram feitas 30 anos atrás para uma matéria corriqueira aqui no Diário. Reformava-se a Praça do Carmo, e o repórter quis saber a opinião de Nelson Cardoso Franco. Receptivo como sempre, Nelson falou - criticamente - e se permitiu ser fotografado em pijamas.

Das três fotos tiradas então, uma apenas foi publicada, em tamanho pequeno. Localizadas no banco de dados, as fotos foram tratadas. A mais significativa virou selo para identificar a Semana Nelson Cardoso Franco, por sugestão do repórter-fotográfico Ricardo Trida e pela criatividade de Agostinho Fratini.

Tínhamos os desenhos de 60 anos atrás, quase imperceptíveis nas páginas amareladas do extinto Borda do Campo. Do mais, era reunir tudo na série que concluímos hoje. Só que faltou contar e mostrar outras coisas. De tal maneira que já preparamos a Segunda Semana Nelson Cardoso Franco - uma ponte da Santo André do terceiro milênio para uma outra Santo André, que pode e deve ser repensada e preservada. Um bom gancho é a preservação não só do casarão do Nosso Bar como de todo o seu entorno, que inclui a Travessa Diana e outros casarões igualmente importantes.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A história de São Paulo no seu 456º aniversário (segunda parte). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Bob Crosby e banda, Lou Rawls, Ketty Lester, Tony Bennett, Carmen McRae, Margaret Whiting, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e The Ink Spots; amanhã: bandas de Harry James, Duke Ellington, Benny Goodman e Count Basie. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

Eldorado AM (700). Brasil em Todos os Tempos. As efemérides que ganharão destaque em 2010: 40 anos do tri no México, 60 anos do desastre do Maracanã, centenário de Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Corinthians e Botafogo. Âncora e apresentador, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história de São Paulo no seu 456º aniversário (segunda parte): a importância do rádio na vida da cidade; a explosão industrial; a revolução educacional com a criação da USP (Universidade de São Paulo). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Uma gravação histórica de Dalva de Oliveira: Kalu, composição de Humberto Teixeira. Carlos José, Luz e sombra (versão de Palmeira). Ângela Maria, Lábios de mel (Waldir Rocha). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 16 de dezembro de 1970

Manchete - Ministro da Fazenda pede demissão. Karlos Rischbieter alega falta de sintonia.

Editorial - A crise nacional dita as normas.

Sindicalismo - Atraso de salário leva operários a depredação em obra do bairro Assunção, em São Bernardo.

Santo André - Jogos de azar no Centro.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - A iniciativa privada e o Proálcool.

EM 16 DE JANEIRO DE...

1960 - Papa João 23 cria a Diocese de Brasília, antes mesmo da fundação oficial da chamada Nova Cap brasileira.

1990 - Morre o sindicalista Afonso Monteiro da Cruz, sempre presente nos acontecimentos dos metalúrgicos e de outras categorias em São Bernardo.

HOJE

Dia dos cortadores de cana-de-açúcar.

Trabalhadores

Nasceram em 16 de janeiro:

1 - Luiz Lourenço. 1907. Nasceu em Portugal. Torneiro da CBC. Residência: Rua Senador Flaquer, 438.

2 - Patricinio Carlos Hermenegildo. 1911. Ajustador da Fábrica de Ácido São Caetano. Residência: Belenzinho, Capital.

Fonte: I livro de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Berardo (franciscano, falecido no século 13), Marcelo I (papa, falecido nesta data no ano 309) e Priscila.

Marcelo (estampa) dedicou-se à reorganização da Igreja após os sofrimentos causados com a perseguição do imperador romano Caio Aurélio Valério Diocleciano.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;