Setecidades Titulo Acessibilidade
Terminal Ferrazópolis recebe adequação

EMTU realiza obras de acessibilidade em paradas do Corredor ABD para cumprir lei em vigor há 12 anos

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
26/03/2012 | 07:00
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Construído na década de 1980, o Terminal Ferrazópolis começa a receber, nesta semana, obras de acessibilidade. A medida faz parte da segunda etapa do processo de adequação da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) à lei 10.098, de 2000.

 

Com investimento de R$ 7,9 milhões, as melhorias incluem desde pisos táteis (direcional e alerta), rampas nas plataformas, corrimãos nas escadas, sinalização nos degraus e portões automáticos nas travessias entre as plataformas, que podem ser acionados a distância pelos operadores. “Essas obras interessam, sobretudo, ao pessoal da terceira idade, além de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida”, esclarece o presidente da EMTU,

Joaquim Lopes da Silva Júnior.

 

Haverá ainda circuito interno de TV e interfones para comunicação com os operadores do terminal. Os sanitários passarão por reforma e receberão barras, torneiras, campainha, portas adequadas e área apropriada para a circulação.

 

As melhorias serão estendidas aos terminais Santo André (partir de maio), Piraporinha (agosto). Diadema (outubro) e São Mateus, na Capital (novembro). A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 18 meses.

 

A primeira etapa do projeto teve início em 2011 e investiu R$ 1,9 milhão nos terminais São Bernardo-Centro, Sônia Maria, em Mauá, e Jabaquara, na Capital.

 

REPOTENCIALIZAÇÃO

O processo de repotencialização – aumento da capacidade – da rede elétrica do trecho de 22 quilômetros do Corredor ABD, entre Piraporinha, em Diadema e São Mateus, na Capital, deverá ser concluído até abril de 2013. Por dia, o trecho recebe cerca de 450 mil passageiros.

 

A promessa da EMTU é de que o investimento de R$ 37 milhões permita a substituição gradual da frota movida a óleo diesel por sistema de tração elétrica.

 

A estimativa inicial era de que a obra de modernização, iniciada em janeiro, fosse licitada no primeiro trimestre de 2009, junto com a eletrificação do trecho de 11 quilômetros entre Piraporinha e Jabaquara, finalizada no início do ano. No entanto, problemas burocráticos emperraram o processo.

 

O trecho entre São Mateus e Piraporinha foi eletrificado há 24 anos e, por isso, está ultrapassado, explica o presidente da EMTU, “A rede não comportaria a circulação de todos os trólebus no corredor ao mesmo tempo. teríamos pane”, destaca Silva Júnior.

 

Serão implantadas 14 estações retificadoras (que alimentam a rede) e as 13 existentes serão substituídas por equipamentos e tecnologia modernos. Além disso a estação retificadora na EMTU de São Bernardo será reformada.

 

A expectativa da concessionária é de que a frota de ônibus elétricos, que hoje representa 30% do total de 233 ônibus chegue a 80%. “Haverá ganhos ambientais, com a diminuição da emissão de poluentes no ar”, comenta Silva Júnior.




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