Política Titulo
Governo manobra para apresentar projeto
Por Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
01/04/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


Uma manobra foi feita ontem pela base aliada para agradar servidores e o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB). A Câmara aprovou em definitivo restando apenas sete minutos para o fim da sessão, projeto de lei que concede 25% de adicional de risco de vida aos GCMs (Guardas-Civis Municipais) e emendas que estendem o benefício aos SPs (Seguranças Patrimoniais).

Os ponteiros da Casa já marcavam 21h23 quando os parlamentares chegaram a consenso após sete horas de discussões sobre ratificar ou não as emendas.

Mais de 40 SPs participaram da sessão. A exemplo dos GCMs (recentemente), também utilizaram palavras de ordem para que algo fosse resolvido. "Oh presidente, cadê você, não adianta se esconder." Nos bastidores, o presidente da Casa, José de Araújo (PMDB), junto com os vereadores aliados mantinham miniconferência por meio do viva-voz dos celulares com os secretários de Gabinete e Saúde, Nilson Bonome, e o de Segurança, Adilson de Lima.

Hoje, os SPs não recebem nada de risco de vida e o imbróglio é que o desejo do Executivo é que a propositura saia de suas mãos e não das do Legislativo. Assim. "O prefeito está disposto a mandar o projeto. Ele fará o impacto financeiro."

Uma das emendas prevê a igualdade de direitos das duas categorias, GCMs e SPs. Isso porque o adicional de risco de vida está atrelado ao fato de haver posse de arma por parte do servidor. A alegação é que os SPs mesmo sem arma correm o mesmo risco, uma vez que usam farda e estão expostos em seus respectivos postos. Outra emenda defende que ambas categorias passem a ganhar o mesmo percentual de 25% de risco de vida concedido aos GCMs.

Atualmente, o município conta com o trabalho de 138 guardas patrimoniais com salário-base de R$ 900. 

CANCELADA - A audiência pública para discussão da revisão do Plano Diretor foi cancelada por conta da indefinição do projeto dos guardas. O detalhe é que isso só foi decidido após duas horas de espera. Entre as autoridades que aguardavam de pé na antessala do plenário estavam o presidente da Acisa, Sidnei Muneratti, o superintendente da entidade, Luis Antonio Sampaio da Cruz, o secretário de Habitação, Frederico Muraro, e o presidente da Associação dos engenheiros e arquitetos do ABC, Luiz Moretti.

Suplente assume vaga de Alemão do Cruzado por 14 dias 

Novo vereador assumiu cadeira na Câmara de Santo André ontem. José Oliveira, que é segundo suplente do PSL, fica no lugar do vereador licenciado Alemão do Cruzado (PSL) até o dia 13. O parlamentar pediu afastamento alegando problemas de saúde.

Coincidência ou não, Oliveira também é GCM (Guarda-Civil Municipal) e está na função há 24 anos. O primeiro ato do vereador empossado foi assinar junto com os demais pares requerimento para entrada das emendas concedendo o adicional de 25% de risco de vida também aos guardas patrimoniais. "É necessário trazer benefícios tanto para a GCM quanto para os patrimoniais. Não deve haver diferença."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;