Internacional Titulo
Pesquisas apontam igualdade em eleiçoes uruguaias
Do Diário do Grande ABC
28/11/1999 | 16:47
Compartilhar notícia


O socialista Tabaré Vázquez e seu rival de centro-esquerda Jorge Batlle se mostraram neste domingo muito cautelosos sobre o resultado do segundo turno para eleger o presidente do Uruguai, quando questinados no momento em que depositavam seus votos.

"Vamos esperar os resultados, porém temos confiança", disse Vázquez, um médico de 59 anos, da coalizao de esquerdas Encontro Progressista-Frente Ampla, enquanto centenas de seus partidários o saudavam. Ele depositou seu voto num escritório da vigilância sanitária municipal do bairro de Paso Molino nesta capital.

Batlle, do governista Partido Colorado, advogado de 72 anos,votou em um colégio religioso do bairro do Prado e foi recebido com demonstraçoes de afeto por parte do público. "Este é um dia para estarmos muito calmos, muito tranqüilo. Falarao as urnas", declarou o veterano político, que se coloca na disputa presidencial pela quinta vez.

Pesquisas pré-eleitorais, que terminaram na sexta-feira, quando foram suspensas as propagandas dos candidatos, indicavam uma grande igualdade entre os candidatos, com pequena vantagem de Batlle.

A eleiçao deste domingo se realizava em clima de grande entusiasmo e debaixo de um sol de primavera. Depois do meio-dia, segundo informaçoes da polícia, haviam votado em Montevidéu mais de 50 por cento dos eleitores.

Na votaçao, os uruguaios podem consagrar o primeiro presidente socialista de sua história, em caso de vitória de Vásquez. Se eles preferirem Batlle, manterao o histórico predomínio dos partidos tradicionais.

Vázquez ganhou no primeiro turno, em 31 de outubro, porém nao conseguiu metade mais um dos votos. Superou Batlle e Luis Alberto Lacalle, candidato do partido Nacional, o Branco, a outra força tradicional uruguaia. Lacalle foi eliminado do segundo turno que se realiza neste domingo.

O Diretório do Partido Nacional aconselhou seussimpatizantes a votar pelo colorado Batlle, apesar do histórico antagonismo de ambas as legendas, fundadas no século passado. Isso permitiu a Batlle figurar com uma leve vantagem sobre Vázquez nas pesquisas.

Os centros de votaçao funcionam das 8h às 19h30, horário local. Haverá a prolongaçao em uma hora nos lugares a hora se encerrar, desde que haja cidadaos que nao tenham votado.

O voto é obrigatório no Uruguai. Estao inscritos cerca de 2, 4 milhoes de eleitores de ambos os sexos, maiores de 18 anos.

As autoridades do setor de transporte estimam que entre sábado e domingo retornem ao país 30.000 uruguaios que moram na Argentina, para participar da eleiçao.

O Serviço de Meteorologia do Uruguai anunciou que otempo vai permanecer quente ao longo do dia, com temperatura em torno de 28 graus centígrados e que nao há previsao de chuva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;