Internacional Titulo
Ex-chefe de polícia é proclamado líder rebelde no Haiti
Por Da AFP
19/02/2004 | 08:56
Compartilhar notícia


O ex-chefe da polícia haitiana Guy Philippe foi proclamado na quarta-feira líder da Frente Revolucionária Nacional, novo nome do grupo que reúne os rebeldes que exigem a saída do presidente Jean Bertrand Aristide.

"Não estamos indiferentes aos massacres cometidos pelo pessoal de Aristide, e se ele não renunciar libertaremos Cap Haitien e depois o oeste", disse Philippe na noite desta quarta-feira, em Gonaives (norte). Cap Haitien é a segunda cidade do Haiti e fica no mesmo departamento onde está a capital Porto Príncipe.

O ex-chefe de polícia, ligado à tentativa de golpe contra Aristide em outubro de 2000, disse que "a comunidade internacional deve dizer ao presidente que renuncie rápido. Do contrário, tomaremos o Palácio presidencial”.

Jornalistas da rádio haitiana em Gonaives, cidade em poder dos rebeldes, disseram que 300 homens fortemente armados, que afirmam ser do antigo Exército do Haiti, assistiram ao discurso de Philippe.

Aristide, que tem reafirmado que não vai renunciar ou nomear um primeiro-ministro da oposição, qualifica os rebeldes de terroristas e traficantes de drogas e armas.

A revolta no Haiti já deixou 55 mortos nas últimas duas semanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;