Economia Titulo
Militares se reúnem na Turquia para discutir crise financeira
Por Das Agências
26/02/2001 | 13:34
Compartilhar notícia


O Conselho Nacional de Segurança (MGK) da Turquia realizou nesta segunda-feira uma reunião coordenada pelos militares para tentar conter a crise política e financeira que provocou a desvalorização da moeda e uma série de apelos para a demissão do governo.

Até agora, o presidente Ahmet Sezer e o primeiro-ministro Bulen Ecevit que se desentenderam, dando origem a uma "grave crise" política e econômica, mantiveram-se em suas respectivas posições: o presidente teve palavras alentadoras para os esforços econômicos do governo, mas sem retirar as críticas que lhe custaram a ruptura com Ecevit, a quem acusou de não ter lutado o suficiente contra a corrupção.

Os dois dirigentes voltaram a se encontrar frente a frente sob o olhar dos militares. A reunião já terminou, mas não foi divulgada nenhuma informação sobre seus resultados.

Ante a instabilidade política, os dólares desapareceram rapidamente do país, causando uma crise de liquidez que fez explodir as taxas de juros, ao mesmo tempo em que a Bolsa desabava, num momento em que a Turquia apenas começava a levantar a cabeça depois da crise financeira de novembro.

Na quinta-feira, o governo decidiu deixar flutuar a lira turca, abandonando seu sistema de banda cambial fixa decidida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e provocando uma desvalorização de 36% da lira em relação ao dólar. Nesta segunda, estava sendo negociada a 956.485 liras por dólar.

Para acalmar o mercado e fazer baixar as taxas de juros, o Banco Central turco anunciou a injeção de liras turcas e dólares na economia. Segundo um analista, esta medida provisória deverá permitir afrouxar a tensão, enquanto se espera um novo programa com o FMI, depois que a desvalorização fez caducar o anterior. O Banco central está tentando fazer com que a lira chegue a um nível de 850.000 por dólar.

A Bolsa reagiu favoravelmente nesta segunda-feira, tendo subido desde a queda de quarta-feira passada (-18,1%) ganhando o terreno perdido no fechamento a primeira sessão em alta de 7,3%. Os índices de juros no overnight, que ultrapassaram os 2.000% foram reduzidos em mais ou menos 100%.

As únicas vítimas "políticas" da crise, pelo menos até agora, são o presidente do Banco Central, Gazi Ercel, e o subsecretário do Tesouro, Selcuk Demiralp, que se demitiram do cargo, sem que suas decisões tenham sido anunciadas oficialmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;