Nacional Titulo
Cidades do interior preservam charme das praças
Por Do Diário do Grande ABC
03/04/1999 | 13:19
Compartilhar notícia


Muitas cidades do interior paulista preservam o velho charme da praça da igreja matriz. Ponto de encontro de idosos, jovens e crianças e palco de eventos culturais, que vao de quermesses a shows musicais, elas têm em comum o jardim bem-cuidado, o tradicional coreto, banquinhos sob as árvores e espetáculos naturais, como a revoada de pássaros.

No município de Tietê, a 150 quilômetros de Sao Paulo, o coreto, a pérgula e as fontes luminosas nao sao os únicos atrativos da praça central. A Praça Doutor Elias Garcia, totalmente restaurada há três anos, prima pela limpeza e organizaçao. Nao há lixo, mato, pichaçao, nem mesmo uma pedra fora do lugar. Os moradores da cidade, de 35 mil habitantes, cuidam dela com carinho.

"É nosso xodó, o cartao-postal da cidade, o melhor lugar para a gente passear", diz a dona de casa Margarete Aparecida Blanco Lopes. Todas as manhas, ela sai de um bairro distante para passear na praça com o netinho, Vitor, de 9 meses.

Por entre as palmeiras imperiais voam sanhaços, beija-flores, pica-paus, chupins e andorinhas. A noite, as fontes luminosas atraem crianças e namorados. Famílias passeiam em volta do coreto, ouvindo o som ambiente que sai de alto-falantes invisíveis. "É um sistema moderno, com cartucheira para CDs", conta o assessor da prefeitura, Benedito Silvestrin.

Em Araçoiaba da Serra, a 110 quilômetros da capital, a Praça Coronel Almeida é lugar de diversao para os 15 mil moradores. Feiras, eventos beneficentes, apresentaçao de bandas, shows e corais sao realizados ali. Esta semana, o "palco" foi dividido pela cantora Zilmara Zoock e o Coral de Música Raiz, de Mairinque.

Estudantes que vêm da zona rural transformaram o local em sala de aula a céu aberto. "Enquanto esperamos o horário das aulas, fazemos a liçao e estudamos", conta Rafael Alvares, de 16 anos. Ele e Joao Batista Alves Júnior, de 15 anos, de Araçoiabinha, por causa do horário do ônibus esperam duas horas pelo início das aulas.

Truco - Na Praça Comendador Jamil Abrahao Saad, no centro de Cordeirópolis, cidade com cerca de 15 mil moradores, a 160 quilômetros de Sao Paulo, o "campeonato" diário de truco, promovido por um grupo de aposentados, vira atraçao. Entre uma partida e outra, sob a sombra de jequitibás e palmeiras e sem a ameaça de assaltos, eles comentam as notícias do dia e os problemas da cidade. Para eles, a prefeitura construiu mesas especiais. "Começamos pela manha e só paramos no fim da tarde" conta o farmacêutico Luiz Carlos Campos.

Com 10 mil metros quadrados de área, a praça mantém um clima de romantismo. "Muitos casais que se conheceram aqui acabaram casando", conta o chefe de Gabinete da prefeitura, Nicolino Dório. Segundo ele, o serviço de som para enviar mensagens ou oferecer músicas funcionava até bem pouco tempo. Na praça, também sao realizadas quermesses e apresentaçoes musicais.

Na pequena Jambeiro, no Vale do Paraíba, a 130 quilômetros da capital, a Praça Almeida Gil, no centro, é motivo de orgulho para os moradores. Bem cuidada, reúne famílias, políticos e visitantes em volta do bem preservado coreto e nos bancos sob as árvores. Muito florida, a praça tem a idade do município, 123 anos, comemorados na última semana. Sempre que vai à praça, o prefeito da cidade, José Geraldo Coelho, pára para ouvir os pedidos dos moradores. "A coisa funciona muito desse jeito aqui."

Lembranças - Recordaçoes especiais, como casamentos e batizados na igreja matriz. Fotos com noivos e compadres do lado de fora. Palco de encontros para namoros, leituras, conversas. Uma boa parte da história dos 20 mil habitantes de Guararapes, município a 560 quilômetros da capital, na regiao de Araçatuba, foi vivida na arborizada praça da matriz.

Ali, num encontro secreto, Aparecida de Lourdes Ferreira e o marido, Júlio Ferreira, fizeram juras de amor. Estao juntos há 20 anos e já curtem o neto. O monumento em homenagem ao Japao com lago de peixes ornamentais, é uma das atraçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;