Setecidades Titulo Saúde
Região pleiteia unidade para agilizar vagas na Saúde

Consórcio encaminhará a Estado proposta
para ter central de regulação de ofertas

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
01/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Instalar uma unidade regional da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) com objetivo de agilizar a abertura de vagas ambulatoriais e de leitos para pacientes da região. Esta é a proposta que o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC promete formalizar nas próximas semanas ao governo estadual.

Apresentada inicialmente no mês passado, durante encontro entre secretários de Saúde da região, a sugestão da entidade tem por objetivo descentralizar o atendimento realizado pela central responsável atualmente por toda a demanda do Estado. “Nossa avaliação é a de que hoje o Grande ABC consegue ser autossuficiente, ou seja, os pacientes que necessitam de vagas de leitos ou procedimentos ambulatoriais podem ser atendidos com a oferta que temos em equipamentos instalados na própria região, desde que essa central seja instalada aqui para agilizar esse processo”, explica o secretário executivo da entidade, Fabio Palacio.

A ideia do Consórcio é a de que, com a abertura da central regional, pacientes da região que aguardam na fila por procedimentos tenham prioridades em ser atendidos em equipamentos como os hospitais estaduais Mário Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema, assim como em unidades dos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades). “Com a instalação de uma central regional, provavelmente, na sede do Consórcio, teremos controle de vagas abertas em unidades de Saúde daqui, da mesma forma que teremos controle dos pacientes dos sete municípios que necessitam desses serviços”, relata.

Responsável por monitorar a disponibilidade de leitos e tornar mais ágil a transferência de pacientes em estado grave de saúde e que precisam de cuidados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e demais procedimentos em todo o Estado, a Cross apresenta hoje falhas no controle de oferta versus demanda. “Há muitos pacientes que moram aqui, mas fazem exames e são internados em outras cidades. Queremos que isso acabe. A intenção é que moradores tenham prioridades nas vagas abertas aqui”, explica a secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone.

O projeto, que aguarda estudo sobre quantidade de pacientes em espera nos municípios e número de vagas abertas nas unidades de Saúde do Grande ABC, recebeu aval positivo do Estado. “Conversamos com o secretário estadual David Uip e ele nos disse que é só formalizarmos a proposta, pois, segundo ele, ‘se for só isso é fácil’ de se resolver”, afirma Palacio.

Se o diálogo avançar, o Consórcio estima tirar do papel o projeto até o próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;