Cultura & Lazer Titulo
A vida e a obra de Tarsila do Amaral na Web
Por Fernao Silveira
Do Diário OnLine
14/11/2000 | 00:27
Compartilhar notícia


A maior pintora da história da arte brasileira está na Internet. Tarsila do Amaral, famosa artista do Modernismo no país, tem uma bonita página na rede mundial de computadores, dedicada às suas obras, sua vida e seu legado.

O site possui um acervo de 27 obras da pintora, capazes de tranformar qualquer computador em um museu de qualidade internacional. O usuário pode apreciar pinturas famosíssimas como o Abaporu, Os Operários ou Antropofagia e obter informaçoes técnicas e históricas sobre o trabalho da artista. Abaporu, por exemplo, foi um quadro tao importante que inspirou o marido Oswald de Andrade a compor o Manifesto Antropofágico, uma obra-chave da literatura Modernista brasileira.

O grande atrativo do endereço é mesmo a possibilidade de olhar com calma e precisao os trabalhos do pincel feminino mais marcante do Modernismo brasileiro. As cores vivas e os traços fortes de Tarsila contracenam em harmonia com a claridade do site. O tarsiladoamaral.com.br se permite até algumas brincadeiras artísticas, inserindo animaçoes gráficas em pinturas famosas ("Web Art").

Como é praticamente impossível dissociar as artes plásticas da literatura no Modernismo, pedaços da obra de Oswald de Andrade, Menotti del Picchia e Mário de Andrade, entre outros, aparecem no site para em referências ao trabalho da colega de movimento artístico.

O endereço promete também uma parte infantil, para ensinar desde cedo a beleza e a importância da arte, mas o "Tarsila para Crianças" ainda está em construçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;