Política Titulo Acordos entre partidos
Postura passiva do PT marca início do ano nas Câmaras

Parlamentares da legenda justificam
acordos por cargos em comissões

Por Humberto Domiciano
do Diário do Grande ABC
05/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão 1/1/17


A primeira semana de trabalhos no Legislativo em Santo André e São Bernardo foi marcada por uma postura passiva por parte das bancadas do PT. Adversários do PSDB no plano nacional, os petistas aceitaram acordos para ocupar cargos nas comissões permanentes e até votaram a favor de projetos enviados pelo Executivo.

Em Santo André, o PT conseguiu emplacar o vereador Eduardo Leite na comissão de Justiça e Redação, além de já ocupar a primeira secretaria, com Bete Siraque, e a vice-presidência, com Luiz Alberto. “Nenhuma discussão relativa às comissões foi imposta pelo Executivo. Nosso acordo contemplou a proporcionalidade das bancadas e só aceitamos ocupar espaços sem a presença do PSDB”, explicou o líder da bancada petista, Alemão Duarte.

Outro ponto que influenciou a atual posição do PT no município é o PED (Processo de Eleição Direta), que elegerá o futuro presidente municipal da sigla.

O ex-prefeito Carlos Grana não aparece entre os principais nomes e a atuação dos vereadores reflete a divisão interna do partido. “O PED é uma oportunidade para avaliarmos os nossos erros e acertos e buscar entender qual foi a dificuldade que o partido teve para convencer a sociedade e também para nos defendermos do bombardeio que temos sofrido”, analisou Eduardo Leite.

VOTAÇÃO A FAVOR

Em São Bernardo, os petistas votaram a favor de quatro propostas do Executivo,como o novo modelo de parcelamento das dívidas do ISS (Imposto Sobre Serviços) e também a redução dos repasses para o Consórcio Intermunicipal e para a Agência de Desenvolvimento Econômico.

Alguns vereadores relataram que a postura do governo Orlando Morando (PSDB) de chamar os parlamentares da legenda para conversar, em um primeiro momento, deixa a bancada em posição defensiva. A reunião, feita em janeiro, foi elogiada pelo líder do PT, José Luís Ferrarezi.

Ana Nice Martins (que votou contra o governo na eleição para mesa diretora, mas aderiu aos projetos votados na quarta-feira), Joilson Santos, Tião Mateus e Toninho da Lanchonete, os outros vereadores do partido também estiveram presentes no encontro.

Na formação da mesa diretora e nas comissões permanentes, o PT não aceitou qualquer tipo de acordo e ficou de fora dos principais cargos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;