Memória Titulo
Seção de Pesquisa e Documentação Wanderley dos Santos
Ademir Medici
16/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


“De algum jeito o Grande ABC tem a obrigação de preservar o nome deste repórter dos tempos, que tudo fez pela região e nada cobrou por isso.”

Cf. Memória, 17-1-1996, noticiando a morte de Wanderley dos Santos.

 

Faz hoje 21 anos que o historiador Wanderley dos Santos partiu. Chefiava a seção de historiografia da Prefeitura de Franca. Não resistiu a uma cirurgia no cérebro.

Duas décadas depois, ou muito nos enganamos, ou o livro Antecedentes Históricos do ABC Paulista é o livro de história mais consultado no Grande ABC. Livro do Wanderley, de 1992, lançado pela Prefeitura de São Bernardo.

O autor dizia: “Espero que agora possamos reascender o debate pela história real de nossas cidades, que tanto discutimos”.

 

PAULISTA

Wanderley tinha planos, muitos planos. Foi um dos maiores estudiosos do acervo da Cúria Metropolitana de São Paulo, do qual foi chefe, no tempo de Dom Paulo Evaristo Arns, seu amigo.

E por conhecer de cor e salteado todo aquele acervo, Wanderley dizia que a maior parte dos municípios paulistas celebrava erradamente a data dos seus aniversários.

Um dos planos de Wanderley era o de produzir um livro que narrasse a história das municipalidades bandeirantes. Queria que participássemos deste projeto, percorrendo cidade a cidade: ele entraria com as informações históricas, o repórter com o perfil dos municípios. A doença e morte interromperam também este plano do querido Wanderley.

 

PROPOSTA

Hoje parte considerável do acervo de Wanderley dos Santos está sob a guarda da Seção de Pesquisa e Documentação de São Bernardo. A mesma seção que editou o seu ‘Antecedentes...’. Por que não dar à seção o nome do Wanderley? Seria uma homenagem mais que municipal. Uma homenagem regional até, pois Wanderley pesquisou a história das sete cidades. E deixou bons registros.

 

RIO GRANDE DA SERRA

Por ocasião do 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017, bem que o Grande ABC poderia lançar o livro que permanece inédito do Wanderley acerca da história de Rio Grande. Guardamos os originais.

 

ACERVO

A família de Wanderley passou ao professor João Paulo de Oliveira uma parte considerável de documentos e objetos que ele guardou. João Paulo não teve dúvidas: com a aquiescência da viúva de Wanderley, Rosimar, repassou o acervo à Seção de Pesquisa e Documentação de São Bernardo.

A entrega foi solene, em dezembro, com a presença de vários estudiosos. Um motivo a mais para dar à seção o nome de Wanderley.

 

LINHA DO TEMPO

1951 – 19 de fevereiro: Wanderley nasce em São Paulo, filho de Benedito Cruz dos Santos e de Lydia de Almeida Santos.

Família – mulher, Rosimar Zotelli dos Santos, e filhos Elidia, Hosana e Wanderley José.

1996 – 16 de janeiro: falece em Franca aos 44 anos. Está sepultado em Tapiratiba (SP).

 

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 16 de janeiro de 1987 – ano 29, edição 6341

Manchete – Sunab fecha empresas e promete mais fiscalização

Ribeirão Pires – Francisco Araújo pesca um jacaré na Represa Billings, perto do Clube Anchieta. O réptil de 1,60 m ficou enroscado nas linhas de pesca e será enviado ao Jardim Zoológico de São Paulo.

Música – Vozes e Violas, de Sá e Guarabyra, inicia temporada no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

 

Hoje
Dia do cortador de cana-de-açúcar.

 

Em 16 de janeiro de...
1917 – O sargento Olavo de Medeiros Moraes, que exercia o cargo de auxiliar do instrutor do Tiro 34, de São Bernardo, é transferido para outra sociedade.

A guerra. Do noticiário do Estadão: dois submarinos austríacos apreendidos pelos italianos.

1962 – Fundado, em Santo André, o Grêmio Recreativo Unidos de Vila América, depois Atlético Brucutu Clube.

1972 – Tamoio é campeão depois de 27 anos em São Caetano: levanta o título máximo do futebol amador da cidade ao vencer o São Cristóvão por 3 a 1 no Estádio Arthur Garbelotto, no bairro Fundação.

1977 – Diário inaugura nova série de reportagens especiais: ‘Nossos Clubes Amadores’. Jornalista Luiz Silva, o Mister, conta a história da Sociedade Esportiva Humaitá, de Santo André.

Fundada a Sociedade Amigos de Vila Guaraciaba e Adjacências (a Saviga), em Santo André.

1987 – Inaugurada a Casa Espírita Servidores de Maria, à Rua Gonçalo Monteiro, 214, na Vila João Ramalho, em Santo André.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 16 de janeiro:

Em Goiás, Alto Horizonte, Castelândia, Jesúpolis, Nova Iguaçu de Goiás, Panamá e Professor Jamil.

Em Minas Gerais, São Gonçalo do Pará.

No Espírito Santo, Vila Pavão.

 

Santos do Dia
Os franciscanos Berardo, Vital, Pedro, Acúrsio, Adjuto e Oto. Italianos. Pregaram o Evangelho na Espanha e Marrocos. Foram decapitados em 1226.

 

Marcelo I, papa e mártir. Faleceu em Roma em 209. Priscila.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;