D+ Titulo Lançamento
Maneiras de ver um clássico
Luís Felipe Soares
18/12/2016 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


O universo sci-fi criado por Masamune Shirow continua relevante. No fim dos anos 1980, o escritor japonês chamou a atenção do público com sua visão de um mundo conectado à rede mundial de computadores – antecipando o que viria a ser a internet quase uma década depois – que produz seres de inteligência artificial e dita o rumo do futuro que rodeia o ano de 2029. Tudo isso faz parte de The Ghost in The Shell, a principal obra de Shirow e que influenciou muitas produções ‘modernas’, principalmente depois do estouro mundial da versão em animê. 

Como o que é importante nunca é esquecido, o material em quadrinhos finalmente ganha versão em português. A Editora JBC, responsável por trazer ao Brasil sagas como Samurai X, Yu-Gi-Oh! e Fullmetal Alchemist, aproveitou a montanha de informações de cultura pop que passou pela Comic Con Experience deste ano para fazer o lançamento. The Ghost in The Shell (352 páginas, R$ 64,90, em média) está disponível em livrarias e lojas especializadas e tem capacidade de reviver certo brilho de um dos mais instigantes contos orientais contemporâneos.

A trama gira em volta da major Motoko Kusanagi, policial meio humana, meio robô que atua em enorme cidade japonesa nessa realidade distópica desenvolvida e ilustrada por Shirow. Os acontecimentos revelam mundo no qual as pessoas conseguem ser programadas como se fossem computadores e a jornada da personagem faz com que o leitor comece a questionar de que forma a união entre o real e o cibernético pode afastar a todos de suas verdadeiras almas e essência. 

As discussões ganham força em meio às ações policiais de Motoko, no jogo político que toma conta da megalópole e em como esses elementos futuristas influenciam toda a sociedade. Ao contrário do que ocorre no animê, o enredo não é 100% ‘sério’ e abre espaço, em determinados momentos, para a sexualização, principalmente da protagonista. Demora para que o ritmo atraia o público e o jogue nos questionamentos que deram fama à obra. Os desenhos são burocráticos e há poucas artes coloridas.

Grande parte do sucesso do conto veio graças ao ótimo trabalho do diretor Mamoru Oshii ao adaptar as páginas para a animação – que chegou ao Brasil na época com o nome O Fantasma do Futuro. O cineasta voltou a se envolver com a história neste ano, quando visitou os bastidores do longa-metragem Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell, com estreia agendada para 31 de março. Nas telonas, a policial cibernética será vivida por Scarlett Johansson e os materiais de divulgação do filme têm se mostrado fiéis ao animê. Parece que todas as mídias contam com espaço para Motoko. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;