Setecidades Titulo Primeiro dia
Enem aborda feminismo e conflitos internacionais

Estudantes destacam temas atuais nas questões de Ciências Humanas; candidatos culpam trânsito para o atraso

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
06/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é marcado por correria e temas como feminismo, conflitos internacional e aquecimento global. As provas realizadas ontem foram de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No Grande ABC, total de 107.358 pessoas se inscreveram para realizar o teste.

O congestionamento registrado nas principais vias da região novamente tornou-se vilão dos estudantes que seguiam em direção as instituições de ensino para realizar o Enem, como foi o caso de da jovem Suelen Ferreira de Oliveira, 19 anos, que chegou a EE Doutor Américo Brasiliense, em Santo André, faltando dois minutos para o portão ser fechado. “Sai com uma hora de antecedência, mas fiquei muito tempo parada no ônibus”, relata.

A cena também se repetiu na Universidade Anhanguera, antiga Uniban, em São Bernardo. Incentivados por pais e vendedores que estavam em frente a instituição de ensino, dois jovens que chegaram em cima da hora ao local da prova precisaram se espremer no portão de entrada para adentrar o local.

No entanto, alguns candidatos inscritos no Enem não tiveram a mesma sorte. Embora tenha saído de sua casa às 11h40, a dona de casa Sandra do Nascimento Peixoto Matos foi pega de surpresa pelo congestionamento. “Até desci antes, mas por um minuto não consegui chegar. Mas fica para a próxima. Fico feliz, pois meus outros dois filhos que também vão prestar conseguiram chegar na outra faculdade a tempo. Isso é o que importa.”

O mesmo aconteceu com a assistente administrativa Cirlene Neves, 46, que neste ano se inscreveu para tentar o certificado de conclusão do 3º ano do Ensino Médio. “Peguei um Uber e o motorista até cortou o caminho, só que não deu. Mas não vou desistir. Ano que vem estou de volta.”

Embora candidatos tenham ganhado neste ano o reforço de uma plataforma online para se preparar para o Enem, estudantes relataram dificuldades com as questões da prova de Ciências da Natureza, que neste ano abordou questão de elementos químicos, diabetes e a composição do spray de pimenta. “Achei que as perguntas de Biologia e Física estavam complexas”, relata a auxiliar administrativa Tainá Cristina, 20. A jovem pretende cursar Veterinária.

O teste ainda contou com questões de Ciências Humanas que envolveram o aquecimento global, o Apartheid na África do Sul, Estado Islâmico e o feminismo. “Gostei muito dos temas. Achei atual, embora alguns tivessem pegadinha”, relata o motoboy Sérgio Nobrega, 19.

 

DIFICULDADES

A auxiliar administrativa Simone Mota, 35, que busca bom desempenho no exame para retomar o curso de Administração destacou o vocabulário da prova. “Literalmente você precisa estudar o dicionário. São palavras que não usamos diariamente.”

Estudantes da rede pública de ensino também destacaram as dificuldades encontradas na temática da prova. “Se você ficar só com o conteúdo da escola, com certeza, vai achar as questões complexas. Precisa estudar de outras maneiras. Muita coisa que caiu foge das aulas que temos”, relata a jovem Samara Hellen de Souza, 17.

Na etapa de hoje, os candidatos irão realizar provas de Linguagens, Matemática e a redação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;