Internacional Titulo
Povo se prepara para guerra, diz encarregado do Brasil em Bagdá
Da Agência Brasil
19/03/2003 | 00:39
Compartilhar notícia


O encarregado da embaixada brasileira em Bagdá, Awni Al Deire, afirmou que a intenção bélica por parte do presidente dos EUA, George W. Bush, já era esperada pelo povo iraquiano. "A eventual guerra está sendo chamada como 'Guerra Sem Título'. Ninguém sabe como está sendo encaminhada e qual será o seu resultado", afirmou Al Deire, libanês naturalizado brasileiro que vive no Iraque há 23 anos.

Al Deire disse que o povo iraquiano se prepara para enfrentar uma situação de conflito e corre atrás de artigos de primeira necessidade, como gasolina, querosene, gás, produtos alimentícios, remédios, meios de transporte durante a guerra e meios de contato com amigos e parentes. "Cada um está se arrumando para enfrentar o que era esperando há muito tempo", disse.

O encarregado salientou que não se sente isolado porque está em companhia da família e tem muitos relacionamentos sociais, vizinhos que prestam serviços e também preparam ajuda.

Perguntado sobre o tratamento que o povo iraquiano vem recebendo de Saddam Hussein, Al Deire disse que o conceito de liberdade no Oriente não é o mesmo do Ocidente. "A liberdade no Ocidente é individual, enquanto a liberdade no Oriente, no mundo árabe, é a liberdade da comunidade". Ele acrescentou que a maioria do povo iraquiano está preocupada em sair do túnel escuro e voltar à comunidade internacional, defendendo sua dignidade e evitando esse negativismo", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;