Esportes Titulo
Libertadores castiga melhores do País
Thiago Silva
Com Agências
26/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Restando apenas duas rodadas para o término do Brasileiro, Corinthians, Fluminense e Cruzeiro disputam o tão almejado título. Porém, o dono do troféu e o vice terão paradas duras na Copa Libertadores da América de 2011.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) realizou ontem o sorteio das chaves da primeira fase da competição, em Assunção (Paraguai) e o futuro campeão brasileiro caiu no grupo da morte (Grupo 3), com Argentinos Juniors, Nacional, do Uruguai, e América, do México.

O vice-campeão brasileiro também cairá em uma chave ingrata, a 7, que conta ainda com o Argentina 2 - com grandes chances de ser o Estudiantes -, o segundo representante do Paraguai e o vencedor do duelo na fase preliminar entre o terceiro colocado do Brasileirão e o Colômbia 3. Como muitos campeonatos nacionais não terminaram, várias vagas no sorteio foram definidas com o nome do País e um número.

O Santos, que está há 48 anos sem conquistar o título mais cobiçado do continente, não deve ter dificuldades de passar às oitavas de final. Campeão da Copa do Brasil, o Peixe é o cabeça de chave do Grupo 5, que tem o Deportivo Táchira, da Venezuela, o Chile 2 e o vencedor do duelo entre o terceiro paraguaio e o Deportivo Petare, também venezuelano. Além dos adversários teoricamente fracos, o time paulista não terá viagens longas e não jogará na altitude.

O Internacional de Porto Alegre, que faturou o caneco da Libertadores neste ano, caiu na Chave 6. Na primeira fase, o Colorado vai enfrentar o Jorge Wilstermann-BOL, Equador 2 e o vencedor do confronto entre Jaguares (México) e Peru 3.

O Brasil terá mais uma vaga na Libertadores. O representante será o Goiás, caso conquiste a Copa Sul-Americana, ou o quarto colocado do Nacional. A Conmebol, no entanto, estuda a possibilidade de não dar a vaga ao Esmeraldino, mesmo com título, porque o time vai disputar a Segunda Divisão do Brasileiro em 2011.

Independentemente de quem for o escolhido, a equipe fará duelo na pré-Libertadores com o Liverpool, do Uruguai, e, conquistando a classificação, cairá no Grupo 2, que tem o Junior Barranquilla, da Colômbia, um time peruano e outro boliviano.

A 51ª edição da Libertadores começa em 26 de janeiro, com os jogos da etapa preliminar, que serão disputados até 2 de fevereiro. A fase de grupos terá início em 9 de fevereiro e acabará em 20 de abril. As finais serão nos dias 15 e 22 de junho.

Andrés Sanchez diz que nada é fácil para o Corinthians

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, rejeitou o rótulo de grupo da morte na Copa Libertadores da América de 2011, destinado ao futuro campeão brasileiro. O dirigente esteve no sorteio realizado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), ontem, em Assunção.

Se conquistar o Campeonato Brasileiro, o Timão fica no Grupo 3 e, caso termine em segundo, cai no 7. O terceiro lugar deixa a equipe paulista na fase preliminar. "Esses são os grupos mais fortes. Mas a Libertadores não tem essa e para o corintiano não tem nada fácil. No ano passado, nos classificamos em primeiro lugar no geral e caímos nas oitavas (eliminados pelo Flamengo)", ressaltou.

Sanchez não ficou satisfeito com a retirada do campeão brasileiro como cabeça de chave da Libertadores. O mandatário soube da alteração anteontem, durante reunião do Comitê Executivo da Conmebol. Afirmou que não houve possibilidade de contestação do critério. "Vocês não sabem como é a Conmebol? Ela muda e acabou", lamentou.

Santos e Internacional são os únicos cabeças de chave brasileiros. (das Agências)

Presidente do Santos fica satisfeito com resultado de sorteio

O presidente do Santos, Luís Alvaro de Oliveira Ribeiro, reconheceu que o clube caiu em grupo relativamente mais fácil na Copa Libertadores da América, após o sorteio de ontem, na sede da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). O time paulista terá na primeira fase o Deportivo Táchira, da Venezuela, o segundo representante chileno e o vencedor do duelo entre o terceiro paraguaio e o Deportivo Petare, também venezuelano.

"Acho que Santos caiu numa chave até melhor por questões geográficas. Não faremos jogos na altitude e nem em países distantes. Táchira é próximo, perto de Caracas, e no Chile cansamos de ganhar. O Santos teve sorte", destacou o mandatário.

Sentado ao lado do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e do assessor da presidência do Fluminense, Marcelo Penha, Luís Álvaro brincou com os rivais brasileiros, que vão cair em grupos complicados, caso terminem em primeiro ou segundo no Brasileiro. "Senti que eles ficaram um pouco desanimados. Talvez devam entregar o campeonato para o Cruzeiro ser o campeão", ironizou.

Quem também estava com o humor em alta era o presidente do Internacional, Vitório Piffero, que brincou com o maior rival. "Nosso grupo ficaria mais fácil se tivesse o Grêmio. Desde 1945, temos vantagem no histórico de Grenais", disse. O Tricolor gaúcho ainda tenta uma vaga na competição. (das Agências)

Cabañas e mineiro são homenageados

O atacante paraguaio Salvador Cabañas fez rápida aparição na cerimônia realizada ontem na sede da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). O jogador foi baleado na cabeça em 25 de janeiro, quando estava em uma boate na Cidade do México. Recuperou-se de maneira surpreendente, a ponto de considerar o retorno ao esporte.

Cabañas foi principal goleador da Libertadores por dois anos seguidos - 2007 e 2008 -, pelo América do México. Ontem, recebeu o troféu Alberto Spencer, dado aos artilheiros do torneio.

Franklin Lobos, um dos mineiros soterrados em outubro no Chile, na mina San José, também foi homenageado. Franklin, 53 anos, defendeu a seleção chilena e disputou uma Copa Libertadores pelo Cobresal. (da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;