Cultura & Lazer Titulo
Lundus e modinhas marcam show em S.Caetano
Thiago Mariano
Diário do Grande ABC
20/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Circulando pelo Estado através do Proac (Programa de Ação Cultural), o grupo Lira d'Orfeo apresenta o projeto Lundu de Marruá, com exibição gratuita hoje, às 17h, na Fundação das Artes (Rua Visconde de Inhaúma, 730, São Caetano. Tel.: 4238-3030).

Composto pela soprano Rosemeire Moreira e pela mezzo soprano Sarah Abreu, o conjunto ainda conta com Edilson Lima, na guitarra francesa, e Milton Castelli, na viola caipira e na guitarra barroca.

O repertório é composto por modinhas e lundus dos séculos 18 e 19. O grupo traça um panorama das canções da época resgatando arquivos tanto no Brasil quanto no Exterior.

"A modinha pode ser caracterizada como canção de amor, sempre delicada e singela; o lundu, por sua vez, além da influência da música negra dessa época tem texto mais jocoso, brincalhão e até malicioso", conta Edilson de Lima, também diretor musical do projeto.

Antes do espetáculo começar, uma palestra sobre os gêneros musicais será apresentada por Lima.

Entre as composições interpretadas estão Iaiá, Você Quer Morrer, de Xisto Bahia; É Delícia Ter Amor, de compositor anônimo e Solitário Bosco Ombroso, de José Totti.

O nome do grupo provem da corruptela da expressão lundu de mon roi, tirado de uma partitura provavelmente composta no Brasil e depositada na Biblioteca Nacional de Lisboa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;