Internacional Titulo
Iranianos participam dos funerais dos soldados da guerra Irã-Iraque
Da AFP
13/07/2003 | 14:26
Compartilhar notícia


Milhares de pessoas participaram este domingo, em Teerã, dos funerais de 300 soldados mortos durante a guerra entre o Irã e o Iraque (1980-1988).

Envoltos em bandeiras iranianas, os caixões foram conduzidos em vários caminhões aos distintos locais onde seriam realizados os enterros, todos sob forte proteção militar. Milhares de pessoas acompanharam os cortejos, em uma cerimônia realizada no dia do aniversário de Fátima, a filha do profeta Maomé.

Segundo o general Mir-Faizal Bagherzade, os iranianos recuperaram recentemente os restos de 45 soldados mortos no Iraque durante a guerra dos anos 80, durante o regime de Saddam Hussein, por intermediação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Durante a recente guerra da coalizão anglo-americana no Iraque, o exército britânico encontrou dezenas de caixões com soldados iranianos em um hospital da região de Basra, a principal cidade do sul do Iraque.

Segundo Bagherzade, os restos de 8.700 soldados mortos durante a guerra entre o Irã e o Iraque se encontram ainda em território iraquiano. Os restos dos 300 soldados, dos quais apenas 75 foram identificados, serão enterrados em várias localidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;