Turismo Titulo
Música e fé na festa de Aparecida
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
07/10/2004 | 10:24
Compartilhar notícia


Cerca de 200 mil romeiros, de diversos Estados brasileiros, deverão se deslocar para o interior de São Paulo no próximo dia 12 para fazer pedidos ou agradecer por alguma graça atribuída a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil, na famosa basílica da santa construída na cidade de Aparecida. Como em todos os anos, apresentações de música e missas em homenagem ao dia da santa prometem imantar de fé e emoção as gigantescas paredes das basílicas Velha e Nova, impulsionadas pelas preces fervorosas dos devotos.

Este ano, o repertório musical trará como destaque a cantora baiana Maria Bethânia, que cantará quatro músicas de seu CD dedicado a Nossa Senhora na missa solene das 10h. Antes, na missa das 8h, cantarão as duplas sertanejas Irmãs Galvão e Gino & Geno. E até o dia 10, bandas e duplas da região do Vale do Paraíba se apresentarão, após a novena das 19h, em um palco montado na praça de alimentação do Shopping dos Romeiros.

Considerada um dos maiores templos católicos do mundo, a Basílica Nova - construída em forma de cruz, toda em tijolo à vista e agora com um novo piso de rochas ornamentais e granitos brasileiros - tem capacidade para 45 mil pessoas, espaço que, apesar de enorme, torna-se pequeno diante da multidão de peregrinos que transbordam de suas portas em datas como o 12 de outubro e a Semana Santa.

Além do imenso salão - que recebe mais de 6 milhões de fiéis por ano -, a igreja possui mirante, sala das promessas e um museu sacro, normalmente aberto ao público das 8h às 16h30. Ligada à imponente construção por meio de uma passarela de 500 m, a Basílica Velha, erguida a partir de 1846 e atualmente em restauração, também será palco de celebrações.

O fluxo de turistas religiosos é, aliás, tão grande que a cidade criou um Centro de Apoio ao Romeiro, situado na rua Joaquina Prado (tel.: 0xx12 3105-1806). Além de horários e missas na igreja, o local fornece informações sobre os pontos turísticos da cidade. Afinal, nem só de preces vive o viajante.

Parque - Como o feriado em homenagem à santa coincide com o Dia das Crianças, levar os pequenos devotos para um passeio após a missa pode ser uma boa forma de convencê-los a encarar o aperto da multidão dentro da igreja. Para tais finalidades, não há agrado melhor do que o parque temático Magic Park (0800-17-4006). Construído a apenas 500 m da Basílica Nova, o empreendimento abriga montanhas-russas, um presépio animado com 84 bonecos feitos com fibra de vidro e um espaço chamado Mundo em Miniatura com 98 réplicas de monumentos de diversos países.

O parque funciona de quinta-feira a domingo, das 10h às 22h, mas também abrirá suas portas durante o feriado. A entrada é franca e o Magic Park ainda oferece transporte gratuito saindo da Basílica Nova. Para ter acesso aos brinquedos, no entanto, é necessário adquirir um passaporte de um dia ao custo de R$ 15 ou pagar cerca de R$ 3,50 por cada atração.

Outra opção de passeio é o Aquário de Aparecida (0xx12 3104-1263), que guarda cerca de 80 espécies de fauna, a maior parte delas marinha, como peixes-elétricos e cavalos-marinhos. Também há tanques de água doce, com exemplares de carpa gigante, pirarucu, pacu, oscar e peixes ornamentais típicos do rio Amazonas. Em alguns, os visitantes mais corajosos têm até a chance de tocar tubarões, estrelas-do-mar e ouriços, entre uma ou outra exclamação de "nossa senhora!", só para não esquecer de que se está em Aparecida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;