Cultura & Lazer Titulo
Terra lança e-mail de 1 giga para superar UOL
Por Luciele Velluto
Especial para o Diário
08/03/2005 | 14:06
Compartilhar notícia


O Terra, maior provedor de internet no Brasil, com 1,7 milhão de assinantes, acirrou a disputa com o UOL pela liderança da audiência no país. A empresa lançou segunda-feira um pacote de serviços para aumentar as visitas ao seu portal, com destaque para o primeiro e-mail nacional de um gigabyte, o Terra Mail Gigante. Além do espaço inédito para correio eletrônico, o serviço envia mensagens para o celular (SMS) do usuário quando há novo e-mail. O pacote inclui também ferramentas de segurança como anti-spam e anti-vírus.

O Gigante está disponível para todos os usuários de internet – assinantes do portal ou não. O provedor espera agregar 150 mil assinantes à sua base com esses serviços, em um ano. O novo correio eletrônico pode receber e enviar mensagens com até 25 megabytes.

Segundo o diretor-geral do Terra, Fernando Madeira, o Brasil é o primeiro país da rede mundial do Terra a oferecer e-mail com capacidade de um gigabyte. “As soluções de e-mail e conteúdo para celular do Terra Brasil são exportadas para outros países, que vão decidir se usam esse e-mail ou não.”

A mensagem de alerta de e-mail via celular está disponível para clientes da operadora de telefonia celular Vivo e pode ser configurado conforme as preferências do usuário – por remetente, assunto ou horário de recebimento das mensagens. Pelo Wap, sistema de internet para celular, é possível abrir a caixa de e-mail e ler a mensagem. A Claro é a próxima operadora que vai disponibilizar o serviço.

“Os outros e-mails, como o Giga, são internacionais. É preciso ser convidado para se cadastrar e saber inglês para usá-los. Nós buscamos facilitar o acesso nacional”, destaca Madeira. O serviço é pago e custa R$ 7,90 para assinantes e R$ 8,90 para usuários de outros provedores.

Anti-spam – Os e-mails do assinantes também terão up-grade. O espaço para clientes de banda larga deve chegar a 250 megabytes, e 100 megabytes para acesso discado. No total, concentra 4 milhões de usuários de e-mail. Segundo a empresa, 850 mil pessoas (50%) assinam sua banda larga doméstica, tornando o provedor líder nesse segmento.

Outro lançamento do portal é o anti-spam com sistema SPF (Sender Policy Framework), que identifica o endereço dos remetentes de e-mails e combate o spam e a falsificação do destinatário. O provedor já bloqueia cerca de 48% dos e-mails falsos que chegam ao usuário. Com o SPF deve chegar a 55%. “O Terra divulga uma lista pública com endereços autorizados a enviar e-mail @terra. Também há consulta a outros provedores. Essas listas serão checadas e só assim o e-mail chegará ao destinatário”, diz Madeira. Estima-se que 70% dos e-mails em todo o mundo não sejam enviadas pelos verdadeiros usuários.

Em 2004, o provedor registrou faturamento mundial de 164 milhões de euros. No Brasil, 80% do faturamento vem de assinatura ou serviços prestados. Os outros 20% são publicidade e e-commerce.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;