Setecidades Titulo
Estudantes contam histórias pessoais
Por André Vieira
Especial para o Diário
09/09/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Histórias sobre pessoas que se conhecem fortuitamente e se tornam amigas, que falam da dificuldade de estabelecer contatos pessoais em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia e os impactos dessa realidade na sociedade foram alguns dos aspectos abordados pelos alunos do Ensino Médio de São Bernardo que realizaram ontem o Desafio de Redação.

Iniciativa do Diário, o projeto sugere aos estudantes que escrevam textos com o tema Amizade na Rua e oferece ao vencedor uma bolsa de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), parceira no concurso.

Aluna do 3° ano do Ensino Médio da EE Senador Robert Kennedy, no bairro Assunção, Maiara Puertas Oliverio, 18 anos, escreveu sobre o inestimável valor das verdadeiras amizades. Na opinião da jovem, essa valorização "está faltando à sociedade".

No mesmo bairro, os alunos da EE Professora Neusa Figueiredo Marçal também participaram do Desafio. Para alguns, o tema da redação possibilitou diferentes abordagens.

Matriculada no 3° ano, Thainan Tammy Tameirão, 18, falou sobre sua própria vida ao narrar como ganhou uma amiga depois de dividir um assento no ônibus. "Descobrimos depois que moramos perto, temos amigos em comum e gostamos das mesmas coisas."

No 2° ano da mesma unidade, Murilo Nicolau, 16, escreveu texto "comparando as amizades de rua feitas no passado e no presente". Apesar de enxergar vantagens, o estudante acredita que antes as pessoas mantinham relações mais duradouras do que hoje.

No bairro Baeta Neves 600 alunos da EE Doutor José Fornari fizeram o Desafio de Redação no período matutino. No 3° ano, Amanda Cavalcante, 17, gostou da experiência. "É um tema bom, que possibilita aproveitar bastante coisa do cotidiano", afirmou. A aluna, que pretende cursar pedagogia e psicologia, procurou uma abordagem positiva da amizade, mesmo acreditando que a tecnologia está dando mostras de ser capaz de diminuir drasticamente o convívio entre as pessoas.

Na mesma sala que Amanda, Aline Costa Rossi Barbosa, 17, também demonstrou essa preocupação. "Hoje é difícil ter uma grande amizade. As pessoas se conhecem, mas não conversam." A estudante justificou que a falta de tempo causada pela correria do dia-a-dia, contribui para o problema. Mas ela diz que prefere usar a oportunidade de conversar pessoalmente do que pela internet. (Supervisão de Daniel Trielli)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;